O ator Chris Hemsworth, mais conhecido como o “Thor” do cinema, decidiu parar de atuar depois que um teste genético revelou que ele tem um risco significativamente de desenvolver a doença de Alzheimer. Embora o ator diga que isso não é um adeus à atuação, ele tirará uma folga para se concentrar em sua saúde e fará todo o possível para minimizar esse “significante risco”.
Uma das coisas que Cris Hemsworth pode considerar, e algo que qualquer um de nós podemos fazer para diminuir o risco de contrair Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, é aderir à dieta MIND. A dieta MIND é uma combinação da dieta mediterrânea, uma das dietas mais saudáveis e fáceis de seguir no mundo, e o plano alimentar DASH, que foi criado pelo National Heart, Lung and Blood Institute dos Estados Unidos para ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração.
A dieta MIND foi desenvolvida em 2015 e é cientificamente comprovado que protege a função cerebral e previne a neurodegeneração, incluindo declínio cognitivo relacionado à idade e demência. A melhor parte é que é fácil de seguir, não muito restritivo, e inclusive inclui vinho tinto. A dieta também tem o benefício adicional de ser saudável, não apenas para o cérebro, mas para todo o corpo e vem se tornando uma queridinha entre celebridades americanas.
Aqui mais abaixo incluimos as partes principais da dieta ou o que se pode ser considerado de mais relevância:
1) Comer vegetais verdes folhosos como espinafre ou couve diariamente.
2) Consumir pelo menos uma porção de outros vegetais todos os dias.
3) Comer produtos integrais como pão integral ou arroz integral ao invés de pão branco tradicional e arroz branco tradicional por exemplo, pelo menos quatro vezes por semana – substituir ou fazer essas escolhas.
4) Comer “nuts” (amêndoas, nozes e castanha-do-pará por exemplo) pelo menos 5 vezes por semana.
5) Incluir muita fruta no dia-a-dia, pelo menos três vezes por semana.
6) Incluir bastante feijão (pelo menos nos brasileiros não teremos dificuldade com esse item, não é mesmo?) pelo menos três vezes por semana.
7) Incluir uma porção de peixe e pelo menos duas porções de carne branca (peito de frango) por semana.
8) Um copo de vinho tinto por dia.
As coisas que a dieta MIND pede ou exige para que evitemos ou pelo menos limitemos são manteiga, queijo e carne vermelha. Analisando bem, essa dieta não é a pior do mundo e pode valer a pena tentar se você quiser aumentar o poder do seu cérebro e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas mais tarde na vida.
Facebook Comments