Imigrantes ilegais no país? desemprego? o sistema de saúde? Quais seriam os principais problemas sociais que afetam e preocupam os norte-americanos? Foi isto o que um estudo buscou saber ao entrevistar milhares de pessoas no país.
De acordo com a pesquisa feita Pew Research Center, os 10 principais problemas que mais preocupam os norte-americanos, em ordem crescente, são as drogas, o custo do sistema de saúde, o sistema político, a desigualdade social, disseminação de notícias falsas, crimes violentos, mudança climática, racismo, imigração ilegal e o terrorismo.
Aparecendo no topo da lista está o problema das drogas. Para 70% dos entrevistados, os problemas relacionados às drogas ilícitas soam bem mais preocupantes que os demais. A crise de opioides que provoca milhares de mortes todos os anos é alarmante. Pouco atrás, com 67%, está a preocupação com o sistema de seguro de saúde.
Em segundo lugar, para 52% dos americanos, o sistema político é um grande problema. Isto pode ser explicado pela pendência de projetos de lei para votar enquanto republicanos e democratas brigam no Congresso.
Em terceiro lugar está a desigualdade, ou melhor, a má distribuição de renda que é um grande problema para 51% da população. Em seguida aparece o problema das fake news. 50% dos americanos apontam a produção e disseminação de notícias falsas como um grande problema. Muitos americanos dizem que a criação e disseminação de notícias e informações inventadas estão causando danos significativos à nação e precisam ser interrompidas.
Crimes violentos (49%), mudança climática (46%), racismo (40%) aparecem na frente como grandes problemas que os EUA têm para resolver, antes da imigração ilegal, que foi votado por 38% dos entrevistados. Atrás vem o terrorismo, com 34%.
Dados do Pew Research apontam que em 2017 havia 10,5 milhões de imigrantes não autorizados nos EUA, representando 3,2% da população total dos EUA naquele ano, e uma queda de 14% em relação ao pico de 12,2 milhões em 2007, quando esse grupo somava 4% da população dos EUA.
*Pesquisa feita com 6.127 adultos norte-americanos realizada entre 19 de fevereiro e 4 de março de 2019.
Facebook Comments