Muito utilizada nos últimos anos principalmente na estética facial, a bioplastia – conhecida como a plástica sem cortes nem cirurgia, os famosos preenchimentos – é uma técnica estética que utiliza implante de material compatível e absorvível pelo corpo. No Brasil, o procedimento está se tornando cada vez mais popular. O país já é considerado o segundo maior em realização de cirurgias plásticas no mundo, com aproximadamente 1,3 milhão de cirurgias por ano. Agora, com os novos procedimentos, o meio estético está ganhando ainda mais destaque.
O principal material utilizado na bioplastia é o polimetilmetacrilato (PMMA), um biomaterial derivado do petróleo que não é toxico e nem causa alergia, utilizado pela medicina desde 1950 em próteses de quadril e posteriormente em implantes intra-oculares.
Com a bioplastia pode-se aumentar, de forma pouco invasiva, o volume de áreas do rosto e corpo sem precisar de cortes nem cirurgia. O médico especialista em bioplastia, após avaliar o paciente e compreender seus objetivos estéticos, determina a quantidade e localização das injeções. O procedimento é praticamente indolor, sendo aplicado um anestésico local para minimizar qualquer desconforto durante o processo. A aplicação do material é feita através de pequeno furo na pele utilizando-se microcânulas.
Além disso, a bioplastia não requer internação ou tempo de recuperação, permitindo que os pacientes retomem suas atividades diárias imediatamente após a realização do procedimento. Entre os usos mais comuns da desses procedimentos estão o aumento da projeção da ponta nasal – para arrebitá-lo, o aumento do volume do queixo e dos lábios, e maior projeção a região maxilar ou mandibular para recuperação do desenho do rosto.
O sucesso se deve em parte pelo fato da bioplastia ser um tipo de preenchimento, ou seja, uma injeção e, portanto, podendo ser feito no consultório, desde que devidamente preparada para o procedimento. O processo é rápido, sem internação nem necessidade de varias sessões. Requer-se apenas uma anestesia local, as possibilidades de complicações são bem reduzidas, o custo e bem menor e o resultado é notado quase que imediatamente.
Algumas clínicas ainda utilizam a bioplastia para o aumento de partes do corpo como bumbum, bíceps e tríceps, porém sua melhor utilização e mais eficácia ainda seja na estética facial. Apesar da bioplastia ser um método seguro, é preocupante a constatação de que não-médicos aventuram-se de maneira irresponsável em procedimentos invasivos de preenchimentos. Portanto, na hora de decidir pela bioplastia, apenas tenha cuidado e escolha uma clínica autorizada e médicos qualificados.
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.