O Conselho de Supervisores do Condado de Los Angeles aprovou por unanimidade, em agosto de 2020, o restabelecimento do programa de assistência ao aluguel com um adicional de fundo de $100 milhões para ajudar inquilinos e proprietários afetados pela crise do coronavírus. Esse programa teve uma duração de três anos e foi desativado em 2023, após a pandemia da Covid-19 ser controlada.
Durante o período de operação, o programa ajudou aproximadamente 10 mil famílias ou indivíduos, fornecendo até US$10.000 para cobrir aluguéis atrasados.
- Critérios de Elegibilidade
Inicialmente, eram elegíveis para se inscrever no programa os indivíduos ou famílias que perderam seus empregos ou tiveram redução nas horas de trabalho, além daqueles que enfrentavam despesas médicas ou outras relacionadas ao coronavírus. A renda anual máxima para elegibilidade variava conforme o tamanho da família:
1 pessoa: $39.450
2 membros: $45.059
3 membros: $50.700
4 membros: $56.300
Imigrantes indocumentados também eram elegíveis para o auxílio, desde que residissem dentro do Condado de Los Angeles, mas fora da cidade de Los Angeles.
O auxílio para pagamento do aluguel era encaminhado diretamente aos proprietários dos imóveis, que, ao receberem os recursos, precisavam seguir as regras estabelecidas pelo programa de emergência.
- O programa de assistência e a ordem expirada contra os despejos
A crise gerada pelo coronavírus afetou significativamente a vida de milhões de pessoas e o condado de Los Angeles não foi exceção. Desde meados de abril, a presidente do Conselho de Supervisores, Nury Martinez, introduziu uma legislação para alocar $100 milhões do fundo federal da Lei CARES para o Programa de Assistência ao Inquilino de Emergência Covid-19, criado pela junta de supervisores do condado.
De acordo com um comunicado de imprensa, esse programa de assistência aos inquilinos afetados pela crise do coronavírus seria o maior já criado nos Estados Unidos. O programa faz parte do plano de atendimento emergencial da cidade e se soma à moratória sobre despejos que entrou em vigor em março e funcionou até o dia 14 de agosto de 2020.
Facebook Comments