pfizer eua

Funcionários da Pfizer, embalam as primeiras doses da vacina em Michigan (Foto: Morry Gash/Pool/Reuters)

No último domingo (13), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA, aprovou o uso emergencial da vacina produzida pela Pfizer e BioNTech no país. O governo americano prometeu iniciar a campanha de vacinação nesta segunda (14).

Já no domingo, os caminhões com as primeiras doses da vacina partiram da fábrica em Michigan para 145 centros de distribuição no país, segundo o exército dos EUA. Há doses suficientes disponíveis para todos do grupo prioritário: trabalhadores da área da saúde e pessoas da terceira idade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na segunda-feira passada (07), uma paciente de 90 anos, recebeu, oficialmente, a primeira dose da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, no Reino Unido. A imunização ocorreu poucos dias depois que a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do país aprovou emergencialmente a vacina no dia 02/12. A MHRA equivale à Anvisa no Brasil e o FDA nos EUA. O Reino Unido chamou o evento de “Dia V”, mas, na verdade, é uma grande vitória (para todo o mundo) desenvolver e entregar uma vacina eficiente contra a Covid-19 em menos de nove meses.

A disponibilidade de uma vacina em nove meses é quase um milagre contemporâneo. E não teria sido possível sem uma tecnologia de ponta, como a engenharia genética. A vacina é como uma “cura” para a Covid-19, pois faz com que nosso organismo reconheça o vírus, o ataque e, por fim, mate-o quando somos expostos a ele.

000 8WN8M2 e1607917592172

No Reino Unido, Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 (Foto: Jacob King/Pool/Reuters)

A vacina é importante porque pré-programa aqueles que não têm imunidade natural ao vírus para poder combatê-lo facilmente. E o sucesso recente da Pfizer/BioNTech, da Moderna, da AstraZeneca e muitos outros imunizantes sinaliza o início de muitas outras “curas” que surgirão em breve.

De repente, o mundo acordou para o fato de que as empresas de biotecnologia de hoje empregam, de fato, tecnologia de ponta nos remédios, vacinas e produtos que produz. Foi preciso uma pandemia para empresários e a população no geral perceber o quão poderosas são essas tecnologias e como a biotecnologia pode se mover rapidamente quando há necessidade.

Como resultado, estamos vendo uma explosão de investimentos na área da biotecnologia. E esse boom está impulsionando as empresas do setor da próxima geração. Aliás, para os especialistas do mercado de ações, alguns dos maiores retornos dos próximos anos estarão na biotecnologia. Para o resto de nós ou para a média das pessoas que vivem neste planeta, é com certeza uma solução, ou melhor, a esperança de não ser infectado pela covid-19, mas de soluções futuras em muitos casos de problemas de saúde.

Facebook Comments