Image Waymo Um dos Modelos na Rodeo Drive em Beverly Hills e1724111798358

Modelo de robô-táxi trafegando Rodeo Drive, em Beverly Hills

A empresa Waymo de robôs autônomos e de propriedade da Alphabet, no começo da terceira semana de agosto revelou detalhes sob re sua mais nova tecnologia de carros autônomos (ou robôs-táxis) de Geração 6″. Sua nova tecnologia “self-driving”, integrada aos veículos elétricos Geely Zeekr, deve ser capaz de lidar com uma gama maior de condições climáticas sem exigir tantas câmeras e sensores caros a bordo.

A CNBC americana, Satish Jeyachandran, vice-presidente de engenharia da Waymo, disse que a equipe está confiante com o novo modelo e citou avanços na tecnologia de aprendizado de máquina e desempenho de semicondutores.

O serviço de robos-táxis comercial da Waymo foi lançado pela primeira vez no final de 2018 nos EUA. A empresa já havia integrado seus sistemas autônomos em minivans híbridas Chrysler Pacifica e SUVs Jaguar I-PACE totalmente elétricos.

Na terça-feira (20 de agosto de 2024), a Waymo anunciou que agora realiza mais de 100 mil viagens pagas de robotáxi por semana em seus três principais mercados: Los Angeles, São Francisco e Phoenix. Esse número foi revelado pela co-CEO da Waymo, Tekedra Mawakana, em uma postagem na rede social X. O total de 100 mil viagens representa o dobro do que a empresa havia divulgado anteriormente. Até agosto de 2024 a Waymo havia mantido uma média de cerca de 50.000 viagens autônomas pagas semanalmente e concluído mais de 2 milhões de viagens até a respectiva data.

Em junho de 2024 a empresa deu de baixa sua “Lista de Espera” e abriu os serviços de viagem para qualquer usuário na área de São Francisco. Em julho de 2024, a Alphabet anunciou que investiria novos US$ 5 bilhões em sua unidade de veículos autônomos, que começou como “project chauffeur” no Google em 2009. A CNBC, Jeyachandran disse que o capital será usado principalmente para dimensionamento, incluindo a adição do novo robô-táxis à sua frota assim que os testes e a validação dos modelos da Geração 6 forem concluídos.


No dia 13 de agosto de 2024, a Waymo conseguiu a aprovação para testar seus carros autônomos Freeways de São Francisco e os testes começaram já a partir da terceira semana de agosto. A empresa fez um post na plataforma X mostrando o mapa da rota de teste entre Lake Merced e Oracle Park na cidade de São Francisco.

Image Waymo em SF Aguardando os Pedestres Passarem Para Seguir em Frente

Viagens teste dos robô-táxis serão limitadas a funcionários da Waymo na área da baia de São Francisco

Freeways, são como “rodovias” onde não tem semáforos e que dentro de grandes cidades americanas, tendem a serem bastante usadas e de bastante tráfego durante rush hours tipo pelas manhãs e finais de tarde. A postagem indica que a viagem por freeway pode ser até 20 minutos mais rápida em comparação com a viagem via ruas tradicionais. Essas viagens de teste serão limitadas a funcionários da Waymo na área da baia de São Francisco e seguem testes semelhantes em Phoenix no Arizona.

Além dos avanços significativos em sua tecnologia e uma expansão de seus serviços, a Waymo também segue sendo líder no mercado de robôs-táxis. Isso porque, embora empresas como Didi e Pony.ai estejam operando com sucesso na China, a Waymo enfrenta uma concorrência limitada nos EUA. Recentemente, a Cruise, da GM, teve que suspender temporariamente suas operações de veículos autônomos, e esforços anteriores de Uber e Ford foram encerrados. Tesla, por sua vez, planeja lançar um “robo-táxi dedicado” em outubro (2024*), mas ainda não possui um veículo totalmente autônomo.