A empresa Waymo de robôs autônomos e de propriedade da Alphabet, no começo da terceira semana de agosto revelou detalhes sob re sua mais nova tecnologia de carros autônomos (ou robôs-táxis) de Geração 6″. Sua nova tecnologia “self-driving”, integrada aos veículos elétricos Geely Zeekr, deve ser capaz de lidar com uma gama maior de condições climáticas sem exigir tantas câmeras e sensores caros a bordo.
A CNBC americana, Satish Jeyachandran, vice-presidente de engenharia da Waymo, disse que a equipe está confiante com o novo modelo e citou avanços na tecnologia de aprendizado de máquina e desempenho de semicondutores.
O serviço de robos-táxis comercial da Waymo foi lançado pela primeira vez no final de 2018 nos EUA. A empresa já havia integrado seus sistemas autônomos em minivans híbridas Chrysler Pacifica e SUVs Jaguar I-PACE totalmente elétricos.
Na terça-feira (20 de agosto de 2024), a Waymo anunciou que agora realiza mais de 100 mil viagens pagas de robotáxi por semana em seus três principais mercados: Los Angeles, São Francisco e Phoenix. Esse número foi revelado pela co-CEO da Waymo, Tekedra Mawakana, em uma postagem na rede social X. O total de 100 mil viagens representa o dobro do que a empresa havia divulgado anteriormente. Até agosto de 2024 a Waymo havia mantido uma média de cerca de 50.000 viagens autônomas pagas semanalmente e concluído mais de 2 milhões de viagens até a respectiva data.
Em junho de 2024 a empresa deu de baixa sua “Lista de Espera” e abriu os serviços de viagem para qualquer usuário na área de São Francisco. Em julho de 2024, a Alphabet anunciou que investiria novos US$ 5 bilhões em sua unidade de veículos autônomos, que começou como “project chauffeur” no Google em 2009. A CNBC, Jeyachandran disse que o capital será usado principalmente para dimensionamento, incluindo a adição do novo robô-táxis à sua frota assim que os testes e a validação dos modelos da Geração 6 forem concluídos.
After successful testing of our autonomous vehicles on Phoenix freeways, we’re expanding our operations. Starting today, our employees will also have access to fully autonomous rides on San Francisco freeways. pic.twitter.com/DzGdEgkm1U
— Waymo (@Waymo) August 12, 2024
No dia 13 de agosto de 2024, a Waymo conseguiu a aprovação para testar seus carros autônomos Freeways de São Francisco e os testes começaram já a partir da terceira semana de agosto. A empresa fez um post na plataforma X mostrando o mapa da rota de teste entre Lake Merced e Oracle Park na cidade de São Francisco.
Freeways, são como “rodovias” onde não tem semáforos e que dentro de grandes cidades americanas, tendem a serem bastante usadas e de bastante tráfego durante rush hours tipo pelas manhãs e finais de tarde. A postagem indica que a viagem por freeway pode ser até 20 minutos mais rápida em comparação com a viagem via ruas tradicionais. Essas viagens de teste serão limitadas a funcionários da Waymo na área da baia de São Francisco e seguem testes semelhantes em Phoenix no Arizona.
Além dos avanços significativos em sua tecnologia e uma expansão de seus serviços, a Waymo também segue sendo líder no mercado de robôs-táxis. Isso porque, embora empresas como Didi e Pony.ai estejam operando com sucesso na China, a Waymo enfrenta uma concorrência limitada nos EUA. Recentemente, a Cruise, da GM, teve que suspender temporariamente suas operações de veículos autônomos, e esforços anteriores de Uber e Ford foram encerrados. Tesla, por sua vez, planeja lançar um “robo-táxi dedicado” em outubro (2024*), mas ainda não possui um veículo totalmente autônomo.