Image SBWeb 2017 Jan 23 Cal Exit 2Uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira (23) indicou que 32% dos residentes da Califórnia são a favor da independência do estado dos EUA, o chamado “CalExit”. Em relação a uma pesquisa similar feita em 2014, houve um aumento de 12% dos que defendem a separação.

A pesquisa questionou 500 californianos entre os dias 6 de dezembro e 19 de janeiro, período posterior ao triunfo de Donald Trump e antes de sua posse.  À agência Reuters, o consultor político Steve Maviglio disse que há tanta hostilidade no estado em relação a Trump que muitas pessoas acreditam que seria mais inteligente separar-se do que lutar contra as ideias e possíveis leis que possam ser concretizadas pelo governo do novo presidente.

A Califórnia é o estado mais rico do país e também o mais populoso, além de ser um tradicional reduto democrata. Para se ter uma ideia, no estado, Hillary Clinton teve o dobro de votos de que teve Trump nas últimas eleições de 8 de novembro. Os legisladores do estado também anunciaram recentemente que trataram de pôr barreiras às medidas do governo federal contra os imigrantes ilegais.

Logo depois do triunfo de Trump nas urnas, proliferaram-se as expressões de apoio à campanha “Cal Exit” que sugere a separação do estado do resto do país. Existe, inclusive, uma sugestão de ativistas da Baja Califórnia (México), Oregon e Washington para que se juntem à Califórnia para formar um país independente. Segundo um dos líderes do movimento “Cal Exit”, 66% dos partidários da campanha concordam com a a ideia dos quatro territórios se juntarem.

Durante mais de dois anos esta campanha com mensagem de independência do estado dourado vem sendo promovida, mas com mais intensidade depois da vitória de Donald Trump. Com início em 2014, o “Cal Exit” busca gerar suficiente apoio entre os californianos para poder ter chances de ser incluído como uma proposição de lei nas eleições de 2019. O movimento também propõe uma anistia migratória aos 2,7 milhões de ilegais que se estima viverem na Califórnia.

Apesar de nenhum estado ter obtido sucesso ao tentar a separação da união, incluindo o Texas em distintos esforços, os impulsores do “Cal Exit” acreditam que o movimento pode dar algum resultado e citam como exemplo o divórcio do Reino Unido da União Europeia.