Por Monique Mizrahi

Estamos constantemente circundados pelo som. Nossos sensos trabalhando hora extra, nossas mentes possuídas com progresso e nossas vidas enterradas em planos. Aonde podemos ir para reabastecer nossas almas num ambiente tranquilo?

Aonde podemos mergulhar em nós mesmos para observar nossas mentes sem distrações? Bem, uma boa opção seria em um “Retreat” Vipassana.

Redescoberta por Gautama, o Buda, há mais de 2500 anos, esta técnica da meditação oferece liberação completa a cada pessoa em cada comunidade ao redor do mundo. Em idílicos lugares naturais, homens e mulheres pacíficos praticam e ensinam esta técnica. Para aprender a técnica Vipassana, o ensinamento começa com um curso de dez dias totalmente gratuito.

No curso, é possível observara a respiração e as sensações por meio das meditações consecutivas. Cada estudante tem que manter um “silêncio nobre”, abstendo-se de falar e comunicar em qualquer maneira com os outros meditadores. A comida fornecida é deliciosa, simples e vegetariana, além de alojamentos básicos e confortáveis.

Uma programação exigente de meditação traz autoconsciência e permite deixar o resto do mundo distante. Os telefones são desligados e computadores deixados em casa nesses dez dias intensos, desafiantes e imensamente benéficos. Cada curso é operado pelos voluntários (estudantes antigos) e, como mencionado, não tem custo nenhum. Todos podem aproveitar desses dez dias.

As primeiras necessidades são uma mente aberta, o tempo disponível e uma vontade destemida. Com dedicação e compaixão é possível desenvolver a equanimidade e atingir a verdadeira felicidade. Essa prática não faz parte de uma religião organizada, e é disponível para todos os seres humanos.

Que o caminho a igualdade humana seja sempre mais pavimentado e, como diz S.N. Goenka, portador da tocha da Vipassana: “que todos os seres sejam felizes. Para informações adicionais, visite www.dhamma.org ou para o California Vipassana Center em North Fork, CA voce pode ligar (559)877-4386. Para informações adicionais em português e, para conhecer o centro no Brasil, visite www.portuguese.dhamma.org.

 

* Monique Mizrahi fez seu primeiro curso de Vipassana em North Folk, Califórnia (perto de Yosemite) em 2005 e dois anos depois fez seu segundo curso como voluntária do Centro de Meditação Vipassana Dhamma Santi no Brasil, no Rio de Janeiro. Ela também é instrumentista e compositora e usa o nome artístico de Honeybird – www.honeybird.net

 

Facebook Comments