Por Lindenberg Junior | Tradução Lucinda Mallory
Que tal conhecer uma das mais belas paisagens do Brasil e que, ainda por cima, foi eleita uma das sete novas maravilhas da natureza? As Cataratas do Iguaçu são um excelente ponto de ecoturismo localizado na cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná. Com cerca de 275 quedas d’água o local encanta os apreciadores de passeios em cachoeiras e trilhas – que ainda podem ter a oportunidade de conhecer os encantos da tríplice fronteira da América do Sul.
A 643 quilômetros de Curitiba, Foz do Iguaçu reúne quedas d’água que, em média, chegam a 64 metros de altura. Contudo, algumas podem chegar até incríveis 82 metros. Com tamanha beleza, não é atoa que Foz já foi considerado como o terceiro destino que mais recebeu visitas de estrangeiros no Brasil.
As Cataratas de Iguaçu ficam em seu ápice de beleza durante a época chuvosa do Sul brasileiro que ocorre principalmente durante o período de dezembro a fevereiro. Isso porque a vazão de água sai de sua vazão natural de 1,5 mil metros cúbicos por segundo e aumenta em até dez vezes, podendo chegar a 11.000m³ por segundo.
Conheça as Cataratas
Os turistas podem conferir as belezas dos recursos hídricos do Parque Nacional das Cataratas comprando ingressos antecipados ou no próprio local. Há ônibus que estão inclusos no valor do ingresso e levam os visitantes da entrada até a parada “Trilha das Cataratas”, já que não é permitido entrar com carro próprio. Apesar de se chamar trilha, o local na verdade se trata do trajeto panorâmico de 1,2 km pelas Cataratas do Iguaçu.
Por conta da segurança dos turistas, o local é todo cercado. Há ainda diversos espaços perfeitos para garantir boas fotografias de viagem. No final do circuito, há ainda uma passarela que fica sobre as águas na queda da Garganta do Diabo, considerada a maior das quedas que formam as Cataratas do Iguaçu e determina a fronteira entre o Brasil e a Argentina. A experiência é única – e molhada – por isso, é importante ter uma capa de chuva. Você pode comprar a capa no local, mas também levar o item na bolsa, por precaução.
Outros passeios em Foz do Iguaçu
Você também pode aproveitar a visita para conhecer o Parque das Aves, um local perfeito para conferir de perto a riqueza da fauna e da flora.O local fica bem em frente à entrada do Parque Nacional das Cataratas e possui 16 hectares de mata nativa, com 1 500 animais de 140 espécies diferentes, entre aves, répteis e mamíferos.
Outro passeio muito legal é o Macuco Safari. Se trata de uma empresa que oferece passeios de barco e bote às cachoeiras e atividades ao ar livre. Assim, você pode conferir bem de pertinho as quedas d’água.
Uma viagem, três possibilidades
Já pensou em visitar três países num mesmo dia? As Cataratas estão inseridas em um local de fronteira – principalmente com a Argentina, que também conta com o Parque Nacional Iguazú, na cidade argentina de Misiones. Como mencionamos mais acima, o município de Foz do Iguaçu, na verdade, faz parte da chamada Tríplice Fronteira. O ponto reúne as divisas entre os municípios de Puerto Iguazú, na Argentina; além dos municípios de Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandárias e Minga Guazú, no Paraguai.
Por conta da proximidade entre os países, um roteiro bem comum dos viajantes é realizar compras no Paraguai pela manhã, um passeio no Brasil à tarde e finalizar o dia com um delicioso jantar na Argentina.
Agora que você já sabe um pouco das vantagens de visitar Foz e as Cataratas do Iguaçu, não esqueça de incluir o passeio durante sua passagem pelo Brasil. Com certeza será uma experiência que vai ficar marcada em sua memória!
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.