tiktok 5323005 1920Ser famoso nunca foi tão fácil. No TikTok, pode acontecer muito rapidamente. Em questão de meses, um adolescente com motivação — e muito tempo livre para gravar vídeos — pode construir um público que se traduz em milhões de reais em contratos de publicidade; uma menina entediada pode inventar uma nova sequência de dança, atraindo mais de 7 milhões de visualizações e iniciando uma nova moda na Internet. 

Certamente, adolescentes já viralizavam muito antes do TikTok sequer existir: jovens geralmente recebem a tarefa de produzir as superficialidades de uma cultura, e as meninas mais novas sempre se inspiram nas mais velhas e tentam imitá-las. Após a Grande Depressão, milhões encontraram esperança nos sapateados de Shirley Temple; a indústria do entretenimento ajudou a transformar Britney Spears em um objeto de adoração para as meninas. No Brasil, os exemplos incluem Xuxa, Kelly Key e Maisa. Porém, a velocidade com que esse tipo de fama pode acontecer no TikTok inclui todos os tipos de novas considerações.

Na era digital, jovens viralizam em plataformas de mídia social como YouTube e Instagram também, mas o TikTok é único na forma como seu algoritmo extrai coisas estranhas do nada e as empurra para um feed principal, para ser visto por milhões de pessoas. E a maioria esmagadora desses milhões são adolescentes. Mais de 40 por cento dos usuários do aplicativo têm entre 16 e 24 anos, e agora, por causa da pandemia, todos estão gastando mais tempo no aplicativo do que antes.

Há muito mais meninas no TikTok do que meninos, e elas compõem a maioria dos adolescentes que viralizam na rede social. “O TikTok é bem focado em bobagens, e todas as outras plataformas não o são”, diz Shauna Pomerantz, professora na Brock University com pesquisas sobre o TikTok, em entrevista ao The Atlantic

“Isso é interessante para as meninas. Há muito mais liberdade em torno do que você pode fazer”, completa a pesquisadora. Garotas têm uma inclinação para adorar outras garotas, o que tem levado fã-clubes inteiros a surgirem em torno de vídeos sem sentido. Mas tornar-se viral também cria potencial para consequências bizarras e novas pressões. Quando adolescentes são repentinamente atingidos pelo lado menos divertido da fama, pode ser assustador e confuso tanto para eles quanto para os pais, que podem não saber o que seus filhos andam fazendo.

Sob o nome de "Izmaario", o paulista Mario Jr. é o maior sucesso brasileiro no TikTok

Sob o nome de “Izmaario”, o paulista Mario Jr. é o maior sucesso brasileiro no TikTok

No Brasil, ainda que as meninas também componham a maioria dos usuários da rede social, o primeiro nome que vem na cabeça ao falar sobre TikTok é o do paulista Mário Jr, mais conhecido como “Izmaario”, nome de seu perfil na rede, ou “o galã do TikTok”. Aos 20 anos, ele não fazia ideia de que os vídeos gravados em seu quarto na Inglaterra — onde mora desde os 18 — se tornafriam virais. Além da fama, as interpretações de galã de filmes de high school lhe renderam contratos de publicidade, e até mesmo um convite para estudar teatro com uma famosa atriz brasileira.

Melanie Kennedy, pesquisadora de mídia da Universidade de Leicester, na Inglaterra, enfatiza a popularidade da “cultura feminina” na plataforma. Muitas garotas passam de nenhum seguidor para centenas de milhares em questão de dias, em parte porque o TikTok transforma o tipo de coisas que todas fazem há décadas — dançar no quarto, zoar com os amigos, brigar com os pais — “em um espetáculo global”, discorre Melanie. Todas as grandes tendências culturais que vieram do TikTok são tendências da cultura feminina online: VSCO girls, e-girls, dancinhas criadas por meninas e copiadas por outras.

Para os pais, existem algumas razões óbvias para ter medo do poder e da atenção do público que uma adolescente pode obter em alguns dias em um aplicativo de mídia social que eles não entendem totalmente. A audiência pode ser inconstante, exigente e mesquinha; adultos podem ser assustadores e perigosos; e os adolescentes podem ter pouca perspectiva do futuro — eles podem não querer ser conhecidos para sempre pelas coisas que disseram online enquanto menores. Não faltam relatos de estrelas do TikTok, no Brasil e no mundo, sobre assédio e ataques após a fama.

Mas o que pode tornar a rede social tão assustadora para os pais é exatamente o que a torna tão atraente para os filhos. O TikTok é praticamente uma língua franca, uma linguagem universal entre as meninas. Também é um código secreto, porque os adultos muitas vezes não entendem o que suas filhas estão fazendo. Talvez sejam esses dois fatores – conectividade e a linguagem secreta – o que torna o aplicativo tão atraente. Entre adolescentes, o fascínio do TikTok não é apenas a fama viral, mas também a promessa de construir um mundo à parte só com os colegas.

Seja como a nova plataforma de lançamento de hits, sob suspeita de ferramenta de espionagem (pelo que a rede social chinesa foi banida dos EUA) ou como a nova fábrica de celebridades adolescentes, não falta assunto em torno do TikTok.