professor mostrando a um aluno como resolver um problema

Determinação da liberação das máscaras em escolas passou a valer em 11 de março de 2023

O uso de máscaras em escolas da Califórnia agora deixa de ser uma obrigação para serem fortemente recomendadas. A decisão, que passou a valer a partir do dia 11 de março de 2023, impressionou diversos moradores pela demora em ser instaurada, tendo em vista a taxa de vacinação e o baixo índice de casos graves da Covid-19. Em contrapartida, diversos pais ainda se sentem receosos pela proteção da saúde de seus filhos.  

“As máscaras são uma ferramenta eficaz para minimizar a propagação do vírus e variantes futuras, especialmente quando as taxas de transmissão são altas. Não podemos prever o futuro do vírus, mas estamos mais bem preparados para ele e continuaremos a tomar medidas baseadas na ciência para manter a Califórnia avançando”, disse o governador Gavin Newsom, em comunicado. 

O anúncio não significa necessariamente que as máscaras não serão obrigatórias em todos os distritos escolares. Isso porque as autoridades de saúde pública tem autonomia para revogar a decisão em determinados condados onde há aumentos de transmissão da Covid. 

Los Angeles, por exemplo, não planeja retirar a obrigação do uso de máscaras até que o condado atinja uma taxa de transmissão moderada de menos de 50 novos casos por semana para 100 mil pessoas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças atualmente consideram que o condado passa por uma alta na taxa de transmissão.

Além da Califórnia, os governadores de Oregon e Washington também anunciaram que os estados recomendam fortemente o uso de máscara nas escolas, em vez de obrigá-lo.

Taxa de transmissão da Covid-19 na Califórnia 

Na primeira quinzena de fevereiro, os casos de Covid na Califórnia caíram 50%, com a positividade do teste caindo abaixo de 3%. Contudo, durante o mesmo período, os números referentes a de vacinação pediátrica no estado ainda permaneciam baixos. Apenas 30% dos residentes da Califórnia de 5 a 11 anos são vacinados.

Reação das famílias

A aprovação para essa nova determinação foi recebida de formas divergentes entre os eleitores californianos, com a grande maioria dos republicanos desaprovando e a grande maioria dos democratas aprovando a decisão. 

De acordo com uma pesquisa realizada no início de fevereiro pelo Instituto de Estudos Governamentais da Universidade da Califórnia em Berkeley, quase dois terços dos eleitores da Califórnia apóiam as exigências de máscaras e vacinas nas escolas. Segundo a pesquisa, 61% dos pais aprovaram a obrigatoriedade de usar máscaras nas escolas e 55% aprovaram a obrigatoriedade de vacinas.

Facebook Comments