Após a pandemia, temos visto uma ânsia mundial de desbravar diversos destinos internacionais. De acordo com uma pesquisa realizada pela US Travel Association, divulgada durante o evento IPW 2023, sete em cada dez pessoas que planejam realizar viagens internacionais têm os Estados Unidos como principal interesse para os próximos dois anos. A escolha do Tio Sam como destino para as próximas férias, no entanto, requer diversas reflexões.
O Estados Unidos é o país que mais recebe brasileiros em busca de turismo. O estado da Flórida, em especial, é recordista no número de visitantes do Brasil. Em 2022, cerca de 709 mil turistas embarcaram de aeroportos brasileiros rumo ao estado, com destinos como Miami e Orlando.
Apesar do grande apreço que os turistas têm em viajar para os Estados Unidos, a pesquisa da US Travel Association revelou que o desejo pelo destino vêm diminuindo ao longo dos anos. Em 2015, por exemplo, cerca de 38% dos viajantes afirmavam ansiar por visitar o país. Já em 2019 o número caiu para 34% e, em 2023, o índice chegou a 30%.
Entre os fatores que vêm influenciando negativamente o turismo para o país estão as burocracias envolvendo o visto, a violência, bem como questões financeiras. Mas afinal, o que devemos levar em consideração – no aspecto positivo e negativo – ao pensarmos em investir em uma viagem para os EUA?
Por que visitar os Estados Unidos
Muitas pessoas cresceram recebendo as influências dos Estados Unidos retratadas em produtos culturais, como filmes e programas de televisão. Assim, não é à toa o desejo de ver de perto a riqueza que é a arte, arquitetura, gastronomia e a cultura do país.
Quem é turista com certeza mantém em seu roteiro de viagem as atrações mais famosas nas cidades. Além disso, muitos utilizam a oportunidade da visita para fazer muitas compras, aproveitando a diversidade de produtos.
Como já mencionamos, o estado da Flórida é o principal alvo dos brasileiros ao desembarcar em terras norte-americanas e a escolha é estratégica: é lá que ficam grandes parques temáticos, incluindo os parques de diversões e aquáticos da Disney e Universal.
Por fim, justamente por ser muito frequentado por turistas internacionais, o país no geral é muito preparado para receber pessoas dos mais diversos países e culturas.
Desafios para viajar aos EUA
Definitivamente as restrições para entrar nos Estados Unidos têm afetado os índices de visitação ao país. Além do tempo de espera para a emissão ser alto (muitas vezes em mais de um ano), os preços envolvendo a burocracia também assustam os visitantes de primeira viagem. Os brasileiros que desejam o visto americano, por exemplo, a partir de maio de 2023 devem pagar US$ 185, cerca de R$ 900.
Além disso, as preocupações relacionadas aos índices de criminalidade também são crescentes entre os turistas. Segundo a US Travel, cerca de 39% dos viajantes afirmaram que as taxas de crime no país os fizeram reconsiderar uma visita.
Por fim, a distância dos Estados Unidos de outros países também foi um motivo apontado como algo a ser considerado como negativo. Os atuais principais visitantes são, inclusive, de países vizinhos. Sendo o Canadá o principal em número de turistas, seguido pelo México.
Com a meta dos EUA de atrair cerca de 90 milhões de turistas até 2027, a US Travel enfatizou a importância em melhorar as burocracias envolvendo a emissão dos vistos como fator decisivo para o cumprimento da meta e, assim, “melhorar a experiência geral de entrada” no país.
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.
Facebook Comments