Image Technology X Money e1738628576325Ferramentas e produtos baseados em IA continuam a ter um impacto generalizado em todos os setores, uma tendência que muitos líderes estão adotando à medida que avançamos no ano de 2025. O CEO da Visa, Ryan McInerney, por exemplo, no final de janeiro de 2025, elogiou sua empresa como pioneira na adoção de inteligência artificial. A mais recente novidade durante o primeiro mês de 2025 foi o anúncio do X Money em uma parceria com o X de Elon Musk, que visa inicialmente competir com o app Venmo, muito conhecido nos EUA.

Com o X Money Account, a Visa permitirá que os usuários da X movam fundos entre contas bancárias tradicionais e suas carteiras digitais e façam pagamentos instantâneos ponto a ponto, como se faz com os apps Zelle e Venmo nos Estados Unidos. Também seria o primeiro movimento concreto da X para criar um ecossistema financeiro para o site de mídia social. O CEO da Visa disse recentemente que a parceria do X com a Visa ajudará principalmente os criadores de conteúdo da plataforma X, que agora podem ser pagos muito mais rapidamente.

O CEO da Visa ainda disse que 74% de todas as transações presenciais agora são “tap to pay” e que seu sistema de pagamento tap to phone para comerciantes está ativo em 118 mercados. A Visa parece acreditar em diversas parcerias para aumentar seus serviços internacionalmente, incluindo a parceria com o ICBC, o maior banco do mundo em termos de ativos e o maior emissor de cartões de crédito na China continental em termos de número de cartões.

O foco na América Latina também tem certa prioridade, junto com a China. Ações foram tomadas em 2025 para ampliar os serviços na Argentina, Uruguai e Brasil e aumentar a aceitação, com o objetivo de habilitar 300.000 nano e pequenos comerciantes e crescer em novos setores. Na Argentina e no Uruguai, a parceria com o Banco Santander foi vital, enquanto no Brasil a parceria com o banco digital Neon inclui o lançamento de um novo portfólio de crédito.

Parece que a Visa, com o CEO Ryan McInerney à frente, vem ampliando os serviços e parcerias mundialmente e em vários setores, como o de turismo, com a rede hoteleira Marriott International e a EGYPTAIR, a segunda maior companhia aérea da África. No segmento de varejo, a Visa assinou, em 2025, uma estratégia de parceria com a Casas Bahia, uma das principais varejistas do Brasil, para cartões de marca compartilhada. Ainda no Brasil, a Visa fechou um acordo para facilitar a vida de clientes comerciais do iFood Pago, fintech da maior plataforma de entrega de comida do país.

De volta ao tema da parceria entre Visa e X, há mais de um ano Elon Musk vem solicitando esses tipos de licenças para a X. De acordo com seu site, a X Payments LLC é licenciada em 41 estados e registrada na Financial Crimes Enforcement Network, ou FinCEN. O serviço X Money deve ser lançado ainda no primeiro trimestre de 2025. Lembrando que um dos primeiros casos de uso do X Money é permitir que os criadores de conteúdo aceitem pagamentos e armazenem fundos sem instituições externas.