Considerado o maior festival de cinema brasileiro no exterior, o Los Angeles Brazilian Film Festival comemorará sua 12ª edição a partir do próximo domingo, 13 de outubro, até o dia 17 de outubro na Califórnia. Este ano o evento traz uma novidade, o 1º Los Angeles Latin Music Video (LAMV) – que é um festival dedicado exclusivamente ao mercado de videoclipes e ocorrerá dentro do LBRFF. Os selecionados deste ano foram divulgados no dia 7 de setembro.
Na edição deste ano, a atriz Marcélia Cartaxo será a grande homenageada do Los Angeles Brazilian Film Festival, passando a compor o time de atores e atrizes renomados que já receberam a homenagem do LABRFF, a exemplo de Tuna Dwek e José de Abreu. O anúncio foi feito no perfil do festival no Instagram, o @labrff. A paraibana, que está no filme “Pacarrete”, de Allan Deberton, integrante da Seleção Oficial do LABRFF 2019, estará em Los Angeles para receber a homenagem durante a noite de abertura do festival.
Nascida em Cajazeiras, no sertão da Paraíba, Marcélia estreou no cinema como Macabéa, personagem da obra-prima de Clarice Lispector, papel que lhe rendeu o primeiro de quatro Candangos no Festival de Brasília, incluindo a viúva Querência de “A história da eternidade” (2014), do pernambucano Camilo Cavalcante. Com uma trajetória brilhante, Marcélia acumula ainda outros grandes prêmios, como o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim por “A Hora da Estrela” (1985), de Suzana Amaral. E, mais recentemente, o Kikito de Melhor Atriz, no Festival de Cinema de Gramado, pela interpretação de sua personagem em “Pacarrete”.
A programação do Los Angeles Brazilian Film Festival inclui mostras competitivas e paralelas, palestras e workshops. Uma das grandes novidades deste ano é a Mostra Young Filmmakers, primeira mostra competitiva entre estudantes brasileiros e americanos.
Já o 1º Los Angeles Latin Music vem na edição em que o LABRFF tem como temática “Celebrando a Música no Cinema”. “O cinema e a música caminham juntos, e o LAMV é a vitrine que faltava em Hollywood pra todo o mercado latino de videoclipe”, explicou Meire Fernandes, fundadora do LABRFF.
A abertura do festival, no domingo, terá a premiere do documentário “Child of Nature”, de Marcos Negrão e Miguel Krigsner. O filme, rodado em cinco países, mostra como crianças têm conseguido mudar suas vidas e de suas comunidades mesmo sendo uma missão muito difícil. O tapete vermelho deve receber cineastas, produtores, atores e atrizes vindos do Brasil, Portugal, Alemanha, e também os que moram nos Estados Unidos. O evento será transmitido pelo YouTube e pela página oficial do LABRFF no Facebook.
No total, 48 filmes, divididos em quatorze categorias, concorrerão ao Troféu LABRFF. Os filmes serão avaliados pelo júri oficial, que será composto por nomes prestigiados do cinema. “Queremos incentivar cada vez mais as novas produções. A nossa arte vem demonstrando força em meio às adversidades, isso é típico de quem faz cinema, e tenho certeza que nos fortalecermos cada vez mais”, afirmou Meire Fernandes.
O mercado fonográfico latino tem crescido acima da média mundial sendo impulsionado pelas plataformas de conteúdo audiovisual, a exemplo do YouTube. Segundo relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês) e da Pro-Música (associação que reúne as maiores gravadoras em atividade no Brasil), depois de ter atravessado uma fase ruim na década passada, quando a pirataria física e serviços de compartilhamento de arquivos se popularizaram, o mercado de música consolida a tendência de crescimento nos últimos anos.
No Brasil, em 2018, esse crescimento foi de 15,4%, enquanto que a média mundial foi de 9,7%. Na América Latina o crescimento também superou a média mundial, 16,8%. O faturamento mundial da indústria fonográfica em 2018 foi de US$ 19,1 bilhões. “Pensando nesse contexto, o LABRFF decidiu apostar na ideia de um festival de music video para premiar e reconhecer os melhores da América Latina. O Brasil tem muito a ganhar com essa troca entre músicos e cineastas latinos de forma geral. Temos certeza que a mesma importante visibilidade que o LABRFF tem dado ao cinema brasileiro em Hollywood, o LAMV dará ao mercado latino de videoclipes aqui onde a indústria audiovisual é grandiosa.” explicou Manoel Neto, produtor do LAMV.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui. O custo é de $65 dólares para longas metragens e $50 dólares para curtas metragens.