Aqui em nosso site você encontra pelo menos dois artigos sobre o tema “gratidão”. Aqui vamos focar, em particular, no quanto esse sentimento é poderoso, bem como a quantidade significativa de efeitos mentais e físicos que ser grato tem sobre nós.
Conheça alguns deles abaixo e comece hoje mesmo a ser grato.
Os benefícios mentais da gratidão
Praticar a gratidão ajuda a sua saúde mental como um todo porque você passa a ter uma visão melhor da vida instantaneamente. Não se surpreenda acabar a sua última “meditação” de gratidão com um grande sorriso no rosto. Claro que os benefícios não param no aumento instantâneo da alegria.
Sentir mais gratidão tem sido associado a uma melhor autoimagem, menos ansiedade e até uma redução da depressão. Isso não é surpresa para os cientistas que registraram níveis aumentados de dopamina e serotonina após a prática de uma meditação com foco em gratidão.
Os benefícios físicos da gratidão
Uma coisa é se sentir melhor emocionalmente, mas a liberação desses hormônios do bem-estar afeta seu corpo de forma física também. A gratidão reduz o estresse e, com isso, você dorme melhor, sua pressão arterial baixa e você tem mais energia. Como resultado, você se move mais, elevando o poder da sua saúde física ainda mais.
Além disso, exercer a gratidão te dá energia e motivação para caminhar e se exercitar, com isso mais oxigênio é transportado para o corpo. Se for ao sol, melhor ainda, você estará levando vitamina D para seu corpo e aumentando sua imunidade. Como se isso não fosse muito, ainda te ajuda a dormir profundamente e melhor, regula seu apetite e te ajuda a fazer escolhas alimentares mais inteligentes. Todas essas coisas trabalham juntas para transformá-lo em uma versão mais saudável e forte de si mesmo.
A gratidão é particularmente importante para saúde do coração. Sua pressão sanguínea fica regulada, logo o estresse é reduzido e você tem menos possibilidades de ter doenças cardíacas. Ao adicionar exercício físico e sono fortalecido ao seu coração, o resultado é tempo de vida prolongado. Sendo a doença cardíaca uma das principais causas de morte em nossa sociedade, nunca houve uma melhor hora para praticar a gratidão e deixar o estresse passar longe.
Como você pode aproveitar os benefícios mentais e físicos da gratidão?
Sentindo mais. Praticando mais. Claro que é mais fácil falar do que fazer. Uma ótima forma para começar é criar o hábito de pensar em pelo menos uma pessoa ou coisa pela qual você é profundamente grato todas as manhãs, assim que acordar. Isso vai mudar o seu dia todo e proporcionará um ótimo começo para colher esses poderosos benefícios. Comece o quanto antes!
Facebook Comments