Por Isabel Flores
A divulgação, seja de um evento, produto ou serviço, é um dos maiores desafios encontrados por seus representantes e organizadores. O desafio torna-se muito maior quando falamos de algo estrangeiro na América. Apesar de a publicidade ser a forma mais conhecida de propagação de imagem, a assessoria de imprensa segue como uma grande ferramenta, muitas vezes ignorada por empresários, talvez por falta de informação ou limite de orçamento. Mas a verdade é que um trabalho direcionado, coordenado por um profissional de mídia, pode fazer a grande diferença.
O principal objetivo de uma assessoria de imprensa é conquistar espaço editorial em veículos de mídia impressa, eletrônica e virtual. O assessor de imprensa desenvolve estratégias de divulgação específicas que, eventualmente, podem se transformar em conteúdo editorial, de notinhas em colunas sociais e blogs a matérias de capa de revistas e jornais. O assessor é a ponte de comunicação entre empresa e imprensa.
Por meio de criação e distribuição de press releases (comunicado de imprensa) e “pitching” editorial, o profissional inicia uma campanha de informação, oferecendo aos editores todas as peças necessárias para o desenvolvimento de uma matéria jornalística. E é exatamente aí que está o diferencial. É importante destacar que assessoria de imprensa não é publicidade. Enquanto um anúncio pago torna-se visível ao consumidor, uma matéria escrita por um jornalista não só gera visibilidade, mas proporciona credibilidade ao tema abordado pelo veículo. E isso não tem preço.
Desafios da Comunidade Brasileira nos EUA na Mídia Americana
A comunidade brasileira nos Estados Unidos conta hoje com diversos veículos especializados e direcionados aos brasileiros que vivem na América. Na hora de divulgar um evento ou produto que possui alguma conexão com o Brasil na mídia americana, o desafio é mais complexo, já que o tema normalmente é visto como de interesse dos brasileiros residentes nos EUA e não dos norte-americanos.
Muitas vezes, as editorias das mídias “americanas” repassam a possível matéria ou nota para seus veículos hispânicos. A tendência é classificar, no caso de eventos brasileiros, como programa ou produto latino. O profissional de mídia precisa então encontrar referências locais para despertar o interesse dos editores e convencê-los de sua relevância ao público norte-americano de maneira geral.
Há mais de duas décadas, a Infinito promove o Festival de Cinema Brasileiro de Miami que deu origem ao Circuito Inffinito de Festivais, hoje a maior vitrine do cinema nacional no exterior. Segundo a diretora Viviane Spinelli, a assessoria de imprensa sempre foi uma das ferramentas utilizadas pela empresa. “O trabalho de um profissional experiente nessa área é fundamental porque atinge mídias que nós não conseguiríamos alcançar sozinhos. É um alcance diversificado e direcionado”, diz Spinelli
“O marketing de fusão sempre foi uma forma inteligente de se fazer marketing, sendo a assessoria de imprensa ou comunicação uma importantíssima ferramenta dentro dessa “árvore” do marketing estratégico”, diz Lindenberg Junior, editor da Soul Brasil e um experiente marqueteiro brasileiro que vive nos EUA. O fato é que em um mercado competitivo como o de hoje, todas as formas de divulgação precisam ser abordadas, porém, a assessoria de imprensa é, sem dúvida, um poderoso instrumento de comunicação ainda pouco utilizado.
* Isabel Flores vive em Miami na Flórida há vários anos. Ela é jornalista e assessora de imprensa do Festival de Cinema de Miami e da Semana Focus Brasil de Imprensa e Publicidade.
** Visite nosso outro site com foco em marketing, negócios e empreendedorismo e saiba mais, desde marketing de conteúdo e produção de vídeo para pequenas empresas até design, assessoria de imprensa, SEO e desenvolvimento web – www.kisuccess.com