Por Deborah Hall
Todos sabemos que, com o calor, devemos aumentar o consumo de líquidos. Isso porque nosso organismo utiliza uma grande quantidade de água para manter nossa temperatura normal, hidratar nossa pele e também para que nossos órgãos internos continuem trabalhando em perfeito equilíbrio. Lembrando que o cuidado na ingestão de líquidos deve ser redobrado quando estamos expostos ao sol ou praticando atividades físicas.
Nessa oportunidade vamos comentar as vantagens de um líquido em particular, a água de côco, que por suas propriedades nutritivas e terapêuticas pode ser chamada a “Água da Saúde”. Além de muito saborosa, a água de côco tem um grande poder hidratante e é rica em sais minerais. Possui também elementos químicos essenciais ao equilíbrio eletrolítico do corpo humano (troca elétrica entre as células através da qual o organismo absorve os nutrientes).
Como exemplo podemos citar:
O Potássio, tão importante ao bom funcionamento dos músculos e de toda rede muscular, inclusive o pericárdio (músculo que reveste o coração). Salientando que um copo de 60 ml de água de côco contém mais potássio que seis bananas médias. O Sódio, fundamental nas trocas gasosas do sangue, agindo como elemento regulador da circulação sanguínea. Juntamente com o Selênio, impede o envelhecimento precoce das células.
O Cloreto de Magnésio, age lubrificando as juntas e articulações. O Cálcio é o fundamento da saúde óssea. E ainda o fósforo, que facilita a comunicação dos neurônios e assim ajuda a manter a memória. E não podemos nos esquecer de mencionar as enzimas digestivas encontradas na água de côco, que beneficiam o estômago e os intestinos, agindo como restaurador da flora intestinal em casos de diarreia e desidratações. Sendo que na desidratação atua como soro reidratante, podendo ser utilizado sem contra indicações em adultos e crianças acima de 24 meses de idade.
Sugerimos ainda que a “água da saúde” seja ministrada em doses generosas por pessoas idosas e convalescentes porque atuará como repositor de sais minerais. Por fim, as propriedades curativas tópicas (uso local). A da água de côco pode servir como linimento ou loção em casos de queimaduras por exposição solar, devendo-se aplicá-la diretamente sobre a pele onde atuará como refrescante e regenerador dos tecidos lesados.
E todos esses benefícios, contidos numa bebida totalmente natural, isenta de conservantes, corantes e outros tantos agentes cancerígenos. Portanto, usemos de bom senso e lancemos mão desse “Presente da Natureza”, brindando nosso organismo com um verdadeiro “Drink da Saúde”.
*Deborah Lemes é antropóloga, terapeuta e possui mestrado em Medicina Chinesa. Uma antiga colaboradora da Soul Brasil, geralmente ela escreve sobre Saúde e Nutrição.
Facebook Comments