Por Laís Oliveira
* Participação do professor Wallace Lima

Z Fisica QuanticaEra início do século XX e os físicos buscavam solucionar questões cruciais que estavam na fronteira da ciência na época – quando um dos conflitos mais atenuantes da sociedade girava em torno da espiritualidade x ciência. O interesse predominante dos pesquisadores se concentrava na obtenção de um modelo definitivo para o átomo e na explicação dos fenômenos relacionados à natureza da luz. A incessante busca pelas respostas fez com que os primeiros 25 anos do século XX fossem marcados pelo nascimento de um dos maiores triunfos científicos de todos os tempos: a física quântica.

Tudo o que é maior do que um átomo está sujeito às leis da física e portanto, chamado de “física clássica”. Por exemplo, elas sofrem a atração da gravidade, as leis da inércia, ação e reação, e por aí vai. Mas quando se analisa tamanhos menores que um átomo, tudo muda e as regras da “física clássica” já não valem mais. Foi preciso então admitir que eram necessárias outras leis para lidar com essa realidade, e foi dai que surgiu uma física totalmente nova.

Z Albert Einstein Foto de 1921

Albert Einstein, um dos fundadores da física quântica, em uma foto de 1921.

A expressão “física quântica” foi usada pela primeira vez em “Universe in Light of Modern Physics” (O Universo à Luz da Física Moderna), de Max Planck, em 1931. A física quântica não é intuitiva, ou seja, isso significa dizer que muitas partes dela parecem não ser verdade. No nosso dia-a-dia, parece que vivemos num planeta plano, o que você sabe que não é verdade; nosso mundo é uma esfera, e no espaço não existe direita e esquerda, cima ou baixo.

Por ser não intuitiva, ela foi considerada uma falsa teoria. O próprio Einstein (que foi um dos fundadores da física quântica) acreditava que a física quântica devia estar errada. Mas com o passar do tempo percebeu-se que ela explicava tão bem o resultado das experiências, que tinha de ser verdade. Einstein certa vez disse: “A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, enquanto a imaginação abrange o mundo inteiro”.

Pela física quântica quando imaginamos um objeto, já estamos o alterando. Levando esta questão para nosso viver diário, quando tomamos uma decisão ou fazemos uma escolha surgem duas realidades paralelas. Para entender melhor isso, podemos fazer uma simples analogia: ao receber um convite para visitarmos um lugar surgem duas realidade paralelas, uma é se aceitarmos estaremos nesse lugar e outra ao recusarmos, não estaremos no lugar, então definimos nossa posição.

A física quântica é, assim, uma ciência de possibilidades. Tudo é energia. A física quântica, maior estudiosa das relações entre partículas atômicas, demonstra que cada estado dos corpos se dá de acordo com a velocidade da agitação dessas partes. Entendemos como formas de energia, além dos corpos, o som, a luz, o pensamento e a energia espiritual.

Sabendo que tudo é energia, inclusive nosso corpo, delimitamos então que somos manifestação de energia. Nós vibramos em certa velocidade: o corpo em uma, o pensamento em outra. E é nessa vibração do pensamento em alta velocidade que podemos influenciar pessoas e o mundo, atraindo exatamente o que estamos conectados, manifestando a energia e gerando realizações condizentes com tal emissão.

Z Professor Wallacce Lima Pioneiro da Saude Quantica no Brasil

Professor Wallace Lima, pioneiro do coaching quântico no Brasil.

Tendo em vista essa vertente da física surgiu o coaching quântico, que tem como objetivo o alinhamento energético. Seria uma imersão para despertar o potencial evolutivo das pessoas. “Se trata de uma jornada para despertar o potencia infinito de se realizar e obter os melhores resultados na sua vida pessoal e profissional” nos diz o professor Wallace Lima, pesquisador e pioneiro da saúde quântica no Brasil.

Nesse tipo de coaching, são identificados os desalinhamentos que causam crises, problemas, bloqueios e doenças nas pessoas para que o desequilíbrio energético seja consertado. “Mudar o mindset, ou seja, a programação mental que determina quem somos, é o primeiro passo do coaching quântico. Algumas pessoas precisam aprender a encarar mudanças ou mesmo ver a vida sob um novo olhar. Ao invés de, por exemplo, se ver como um figurante, se enxergar como o protagonista (do seu próprio filme)”, nos diz o professor Wallace.

Autoconhecimento, empoderamento e transformação pessoal são os resultados que os coaches quânticos oferecem ao seu público por meio de ferramentas baseadas em física quântica. O professor complementa dizendo “Eu sempre digo em minhas palestras no Brasil e pelo mundo afora que as pessoas podem aprender, na prática, com exemplos e técnicas, como estabelecer uma ponte segura entre os conhecimentos científicos e espirituais para realizar ​uma viagem segura para dentro de si mesmo”.

Com o suporte de uma ciência tão minuciosa, os resultados podem fluir de forma ainda mais poderosa. Você é o arquiteto da sua vida. Você é seu próprio escultor.

O professor Wallace Lima, natural de Serra Talhada, no interior de Pernambuco, é um dos mais conhecidos no coaching quântico da atualidade. Ele fez o seu primeiro evento sobre o tema em Recife, em 2005. Autor de vários livros, já deu palestras e programas de imersões no Brasil, na Europa, e nos EUA  (Los Angeles, Orlando, Nova Iorque e Boston).