Diante de uma enxurrada de pedidos de seguro-desemprego fraudulentos, o Departamento de Desenvolvimento de Emprego da Califórnia (EDD) congelou os cartões de débito de milhares de pessoas. A ação da agência governamental foi abrupta e sem aviso prévio, o que deixou muita gente em apuros por não ter uma outra fonte de dinheiro para pagar suas contas.
Os milhares de afetados terão que verificar suas identidades antes de continuar a receber tais pagamentos. “A principal prioridade do EDD é verificar rapidamente a identidade de qualquer reclamante que possa ter sido afetado por ataques fraudulentos, enquanto trabalhamos para ir resolvendo as reivindicações potencialmente fraudulentas”, disse o EDD em nota a imprensa.
Os requerentes que “receberem um e-mail, mensagem de texto ou notificação por e-mail da EDD pedindo-lhes para fornecer documentos de verificação de identidade devem visitar o site oficial para fazer login ou registrar-se em uma conta UI Online fazer upload dos documentos através do botão “upload documents “, afirma a mesma nota. É importante que você siga os passos e forneça informações apenas por meio da página oficial do EDD para evitar ser vítima de fraude e outros golpes.
Para as pessoas que não conseguem acessar os fundos do cartão de débito do EDD e não receberam nenhuma mensagem deles seja por email, texto ou correspondência, o Bank of America provavelmente congelou o cartão devido a uma transação suspeita e o EDD não precisa verificar sua identidade. Nestes casos, segundo a agência governamental, os reclamantes devem entrar em contato com o Bank of America pelo número indicado no verso do cartão do EDD.
Estamos em uma situação na qual milhares de pessoas ainda continuam sem emprego e estão com as contas para retirar o dinheiro do salario desemprego bloqueadas e sem poder cumprir as suas responsabilidades financeiras. Por outro lado, o EDD indica que os benefícios continuam disponíveis desde que a pessoa comprove a sua identidade e a veracidade do pedido do benefício.
A agência lembrou que, enquanto ocorre a reativação dessas contas bloqueadas, o estado da Califórnia protege esses desempregados afetados estendendo o período de pagamento, sem multas sobre serviços públicos básicos e moradia. Nesses casos, a pessoa deve entrar em contato e solicitar as extensões de pagamento de água, gás e energia, etc. Também não se pode dar ordem de despejo para esse grupo de pessoas.
O problema da enxurrada de fraudes se deve, em parte, à alta demanda de solicitações por causa da pandemia, também ao numero escasso de pessoas trabalhando na agência do EDD Califórnia, e também a desatualização e precariedade na parte de TI da agência. O EDD, por outro lado, está também sob investigação e passando por auditorias nos últimos meses do ano.
O Bank of America é o responsável pela distribuição dos fundos e gerência dos cartões de débito. Se você tiver alguma suspeita ligue para o telefone no verso do cartão antes de presumir que seus fundos foram congelados. A agência do EDD Califórnia atende das 8am à 8pm pelo número (800)300-5616.