Um tiroteio em uma feira gastronômica em Gilroy, na Califórnia, deixou quatro mortos, incluindo o atirador, e pelo menos 15 feridos neste domingo (28). Agentes localizaram o suposto autor dos disparos e atiraram contra ele “em menos de um minuto”, afirmou Scot Smithee, chefe da polícia de Gilroy. A polícia informou que procura um possível segundo suspeito.
Nas imagens do canal de notícias NBC, pessoas aparecem correndo enquanto tiros são ouvidos. A emissora falou com uma testemunha, Julissa Contreras, que afirmou que um homem branco na faixa dos 30 anos havia aberto fogo com um fuzil. “Eu o vi atirando em todas as direções. Ele não estava mirando em ninguém especificamente. Estava indo da esquerda para a direita e da direita para a esquerda”, disse ela.
“Os corações do Departamento de Polícia de Gilroy e toda a comunidade estão com as vítimas do tiroteio de hoje na feira Garlic”, escreveu a polícia no Twitter. Na mesma rede social, o presidente dos EUA, Donald Trump, lamentou o ataque.
Segundo Smithee, aparentemente o suspeito entrou na feira utilizando uma ferramenta para abrir portões. Uma vez dentro, usou um tipo de fuzil. A feira contava com um forte esquema de segurança, incluindo detectores de metais e a revista dos pertences de visitantes, explicou o chefe de polícia.
Na manhã da segunda-feira (29), o atirador foi identificado e seu nome foi divulgado à imprensa norte-americana. Trata-se do jovem Santino William Legan, de 19 anos, morador de Gilroy e que publicou imagens do Festival do Alho (Gilroy Garlic Festival) instantes antes de iniciar o ataque.
Em duas postagens no Instagram, na qual se define como italiano e iraniano, Legan fez críticas ao festival por vender produtos “a preços excessivos” e se referiu ao público como “hordas de mestiços e brancos estúpidos do Vale do Silício”.
A cidade de Gilroy fica a aproximadamente 30 milhas ao sul de San Jose, uma das maiores cidades do estado da Califórnia e com grande presenca de latinos, incluindo a maior comunidade portuguesa na costa oeste americana.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, qualificou o episódio como “nada menos que terrível”. A senadora democrata Kamala Harris afirmou que os EUA têm “uma epidemia de violência armada que não pode ser tolerada”.
A feira de gastronomia Garlic de Gilroy inclui apresentações de grupos musicais e competições culinárias, além de lugares para comer e beber. Cada ano recebe cerca de 100 mil pessoas nos três dias de evento, segundo os organizadores.