Image Brazucas Bakari Santos 2 FotoPedro Pereira O artista plástico Carlos Henrique Silva dos Santos, mais conhecido como Bakari Santos, trilhou uma trajetória fascinante, partindo de Salvador (Bahia) para conquistar os Estados Unidos, mas particularmente o Sul da Califórnia, marcada por coragem, superação e uma conexão profunda com a cultura brasileira.

Aos 14 anos, Bakari iniciou seu caminho pelas artes manuais do artesanato. Carioca, ele estudou dois anos na UFRJ, mas em 1972 se transferiu para a UFBA, onde estudou por 4 anos e se formou em biologia. Em 1974, ele fez amizade num ônibus com uma americana de Los Angeles que estudava na UCLA e que estava estudando português no Brasil com quem manteve contato.

Em 1976, junto com sua companheira na época, Marta, que era cantora e tambem universitária, decidiu viajar pelos países da América Latina, financiando a viagem com a venda de suas artes. “Nos éramos jovens, estávamos cansados de estudar e queríamos nos aventurar, relata o artista. Eles começaram a viagem saindo de São Paulo para Corumbá no famoso trem da morte. De Corumbá seguiram para a Bolívia, parando por um mês em Santa Cruz de La Sierra, onde se adaptaram ao idioma e à altitude.

O casal passou por vários países e lugares fantásticos como o deserto de Atacama no Chile e tiveram experiências incríveis, como foi explorar as riquezas artísticas do Peru e Equador. A viagem pelas Américas durou dois anos ate que em 1976 eles chegaram ao solo estadunidense, entrando pela California.

Meu inglês era limitado, mas dava para o gasto. Durante o dia eu vendia meus trabalhos em Venice Beach aqui em L.A e a noite estudava inglês”, relembra o carioca. Antes do seu visto seImage Brazucas Bakari Santos 1 Foto Pedro Pereira expirar, ele conta que foi se registrar no consulado brasileiro e que lá conheceu o Floriano, um antigo funcionario na epoca, e grande amigo até hoje. “Ele me falou de uma oportunidade de trabalho no consulado. Apliquei e consegui o emprego”, conta. Essa oportunidade mudou completamente sua vida. Bakari trabalhou no consulado brasileiro de Los Angeles por nove anos antes de seguir seu coração e viver exclusivamente de sua arte.

No ano de 1980, o artista celebrou o nascimento de seu primogênito, Bruno Henrique. Em 1983, a chegada da filha Morena Marina adicionou mais alegria à família. Em 1985, Bakari voltou a tomar um novo rumo ao se estabelecer em uma casa na esquina da Pico com a Crenshaw e transformar a residência em um epicentro da cultura brasileira em L.A.

“Comecei a organizar festas brasileiras. A casa era enorme, tinha dois andares, muitos quartos (que ele alugava) e um quintal muito grande. As festas foram ficando populares entre a comunidade brasileira e americanos que gostavam da cultura do Brasil” lembra saudoso, o artista, que passou a ser tambem produtor.

Durante os 90 ‘s em particular, muitas festas, festivais de arte e ensaios da Mocidade Independente de L.A rolaram nessa casa e Bakari se tornou muito popular entre a comunidade brasileira nao apenas de L.A mas da California. “Tive o prazer de recepcionar grandes artistas em algumas dessas festas e celebrações da cultura brasileira como Tânia Maria, Toninho Horta, Carlinhos Brown, Nina Simone, Margareth Menezes e outros, diz orgulhoso Bakari Santos.

O artista plástico, produtor de eventos, campeão de lambada e dançarino tornou-se uma figura respeitada na cena cultural do Sul da California. Ele tambem trabalhou como extra em muitos filmes de Hollywood e complementa “Aqui a gente faz de tudo e não existe vergonha porque aqui o trabalho é valorizado”.

Agora avô, Bakari reflete sobre sua jornada. “A vida é para ser vivida no seu máximo, na sua forma mais autêntica, pura e livre. Procurar sempre superar as adversidades, com paz no coração, boas intenções e muito amor ao nosso lindo planeta”. O carioca celebra uma vida rica em experiências e realizações. Ele encoraja aqueles que sonham em viver na Califórnia a trazerem seus talentos, coragem e boas intenções, pois, apesar das dificuldades, segundo ele, “as oportunidades continuam. Estão mais difíceis, sim, mas continuam”. Saiba mais sobre Bakari Santos através de sua página oficial no Facebook.