Ao longo dos anos, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas (2015*), entre brasileiros, latinos e americanos apaixonados pela cultura do Brasil, participaram do Brazilian Day San Diego, celebrando a independência do Brasil e desfrutando das festividades.
O evento foi criado por Paulo Lima, brasileiro, professor e mestre de capoeira na University of San Diego, e fundador do BIAC (Brazilian Institute For Arts And Culture). O primeiro Brazilian Day San Diego ocorreu em 2008, e desde então, o evento tem crescido constantemente, principalmente graças ao apoio da comunidade local, da mídia e de parceiros estratégicos, solidificando-se como a principal referência da cultura brasileira na costa oeste dos Estados Unidos.
Em 2015, a direção do evento inovou ao lançar um concurso pré-evento, amplamente divulgado no Brasil por meio das mídias sociais. O objetivo foi dar visibilidade a uma banda brasileira ainda pouco conhecida, oferecendo-lhe a oportunidade de viajar e se apresentar no maior evento brasileiro ao ar livre da costa oeste americana. A ação, que começou em março, foi realizada em parceria com a plataforma ClapMe e Panic!
A iniciativa atraiu centenas de inscrições, com uma semifinal envolvendo cinco bandas sendo divulgada em julho. O grande vencedor, anunciado em 16 de agosto, foi a banda potiguar Far From Alaska, que se apresentou junto a várias outras bandas brasileiras no evento. O Brazilian Day San Diego de 2015 aconteceu no dia 13 de setembro, das 13h às 19h, ocupando diversos blocos da Garnet Street, no coração da famosa Pacific Beach.
O evento desse ano teve como tema “O Espírito Olímpico”, uma homenagem às Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, e contou com uma parada destacando a participação de vários grupos locais. O Brazilian Day San Diego se distingue de outros eventos similares pela atmosfera descontraída de praia, com um público predominantemente ao estilo “moda praia”, aproveitando o clima ensolarado do verão californiano.
A Soul Brasil Magazine se compromete em divulgar iniciativas que valorizem a cultura brasileira aqui nos Estados Unidos e, principalmente, na Califórnia. Para saber mais sobre eventos brasileiros e demais acontecimentos que estão dando o que falar, acesse nossa página CALENDAR.
