A renomada revista norte-americana Money traz em sua edição de outubro de 2018 um novo ranking de universidades americanas e podemos constatar um fato interessante: na lista das 100 melhores faculdades do país, 10 são da Califórnia e cinco delas estão no top 10. O mais novo ranking deixa o “Estado Dourado” orgulhoso e por uma boa razão.
Cameron Smither, um especialista do American Institutes for Research, que ajudou a revista Money a coletar seus dados, afirma que as UCs (Universidade do Sistema Estadual da Califórnia) se posicionaram bem na pesquisa devido às altas taxas de graduação, embora outros fatores também tenham influenciado. As escolas pontuaram bem no quesito mobilidade econômica, bem como em uma medida recém-adotada que possibilitou os beneficiários do “Pell Grant” se formarem em tempo hábil. Os campi receberam um impulso extra porque seus alunos tendem a se endividar menor e, consequentemente, a pedir menos dinheiro que a média.
Isso pode ser analisado se voltarmos à década de 60, durante o California Master Plan, que mapeou três indícios universitários: as UCs, sistema da California State University, tinham uma missão distinta, de acordo com John Douglass, pesquisador sênior da Universidade de Berkeley. Mas isso porque o plano incluiu a capacidade de transferência das UCs entre eles, permitindo que os alunos iniciem os estudos em uma faculdade comunitária de baixo custo e ainda assim acabem com um diploma de UC.
No início, os estudantes pagavam apenas honorários e não as aulas como tradicionalmente. E embora esses tempos não existam mais – no estado, os estudantes de UC pagam agora uma média de US $ 12.570 por ano em mensalidades e taxas, e o foco em baixos custos ainda persiste enquanto política estudantil. Um terço de cada dólar de matrícula vai para ajuda estudantil e cerca de metade dos alunos se formam no sistema sem nenhuma dívida.
As UCs também têm outra grande vantagem: lançam recém-graduados no mercado de trabalho da Califórnia, que está repleto de apresentações lucrativas em San Jose, no Vale do Silício, e também em São Francisco e Los Angeles, recentemente nomeada pelo Indeed o gigante da busca por empregos, a segunda e quinta, respectivamente, melhores cidades para quem procura emprego.
Confira o TOP 10 listado pela Money Magazine:
1 – Princeton University
2 – University of California-San Diego
3 – University of California-Irvine
4 – University of California-Los Angeles
5 – Stanford University
6 – Massachusetts Institute of Technology
7 – University of California-Berkeley
8 – CUNY Bernard M Baruch College
9 – University of Michigan-Ann Arbor
10 – University of Virginia-Main Campus
Facebook Comments