O governador da Califórnia, Gavin Newsom, deu nova ordem, no domingo (28), a bares em sete condados do estado para que fechem as portas, após a abertura há alguns dias – depois de três meses sem funcionar. O decreto é para evitar uma maior propagação de coronavírus após a escalada de casos e a evidência de transmissão comunitária do vírus.
Os condados afetados são Los Angeles, Fresno, Imperial, Kern, Kings, San Joaquín e Tulare, sendo que outros oito condados receberam alerta do governador para que residentes e donos de bares tenham cautela e sigam estritamente as ordens. São elees: Contra Costa, Riverside, Sacramento, San Bernardino , Santa Bárbara, Santa Clara, Stanislaus e Ventura. No twitter, o anúncio do governador causou polêmica com residentes que apoiaram e discordaram da ordem.
No sábado (27), o Departamento de Saúde do Estado informou um aumento de mais de 6.000 casos confirmados no estado entre a sexta-feira (26) e sábado (27). Esse número alto para o curto espaço de tempo, 24 horas, pode ter influenciado na decisão de Gavin Newson. No estado, o número de infectados já passa dos 217 mil até esta segunda-feira (29), somando-se a isso, a Califórnia ainda tem um total de 6.000 óbitos devido à covid-19.
O condado de Los Angeles continua sendo o epicentro de casos e mortes no estado, com mais de 95 mil doentes confirmados confirmados e 3.300 óbitos. Segundo o Departamento de Saúde Pública de Los Angeles, a média diária de casos confirmados nessa última semana de junho está em mais de 1.900 – enquanto que a mesma média era de pouco mais de 1350 na segunda semana do mesmo mês. Outro dado recente divulgado pelo condado de Los Angeles foi o aumento da porcentagem de casos confirmados para cada um milhão de habitantes. Na última semana de junho foi de 9%, enquanto na segunda semana do mesmo mês foi de 5,8%.
O número de casos em todo o estado, e em particular em condados onde se concentra um maior número de residentes, tem aumentado porque mais pessoas estão sendo testadas. Especula-se, ainda, que o aumento pode ter sido tanto pelos protestos do movimento Black Lives Matter quanto pela retorno de parte da população a locais como bares e restaurantes. A Califórnia se encontra na fase 3, onde muitos estabelecimentos como salões de beleza, academias e outros (incluindo bares e restaurantes) tiveram a luz verde para abrir suas portas.
“É uma decisão difícil, mas necessária para tentar controlar a propagação, principalmente através das pessoas mais jovens e mais prováveis de frequentar esses tipos de estabelecimentos”, disse Newson. O governador pediu encarecidamente a colaboração dos californianos para combater o novo coronavírus enfatizando que não quer e não tem intenção de voltar com a ordem “Fiquem em Casa”, mas que a ajuda de todos é fundamental para controlar o número de infectados no estado dourado.
Facebook Comments