Ainda não há uma maneira oficial de manter uma cópia do cartão de vacinação no smartphone, mas existem várias formas de acessar seu cartão em formato digital. Claro, a mais fácil delas é tirar uma foto do cartão, mas digitalizá-la é melhor.

No iPhone, use o aplicativo Notas para criar uma nova nota. Em seguida, clique no ícone da câmera acima do teclado e escolha a opção “Digitalizar” documentos. Assim que terminar de digitalizar a frente e o verso, deslize da esquerda para a direita na nota. Isso revelará uma maneira de “fixá-lo” no topo da sua lista de notas para fácil acesso mais tarde.

No Android, acesse o aplicativo Drive. Ele deve estar pré-instalado em seu telefone. Pressione e segure o ícone do aplicativo para revelar um atalho para “Scan”. Assim que terminar de escanear seu cartão, toque nos três pontos no canto superior direito da nota para revelar algumas opções.

Após isso, toque em “Disponibilizar off-line”. Isso fará o download da nota para o seu telefone para que você possa acessá-la mesmo sem uma conexão de dados. Por fim, toque na opção “Adicionar à tela inicial”. Isso lhe dará um atalho na tela inicial para acesso rápido quando precisar.

Se você deseja uma versão mais digital, incluindo um código QR que pode ser escaneado, verifique em seu estado ou país como fazer isso. Em Nova York, aqui nos EUA, por exemplo, tem o aplicativo Excelsior Pass. Já o Departamento de Saúde da Califórnia permite que você solicite uma cópia digital de seu registro de vacina.

É possível, por exemplo, enviar suas informações e, em segundos, você receberá uma mensagem de texto no seu telefone com uma cópia em código QR do seu cartão de vacina. Você pode, então, importar para um aplicativo como o CommonPass – mais abaixo falaremos dele.

Um serviço chamado VaxYes fornecerá um passaporte digital gratuito de vacina para o seu telefone. Basta enviar uma foto do seu cartão de vacinação e o site usa inteligência artificial e registros estaduais para validar suas informações.

O Clear App (comumente usado para contornar longas filas de segurança em aeroportos nos EUA) possui um recurso que permite criar um cartão de vacina digital completo com sua foto. Não há necessidade de assinatura.

Se você não se sentir confortável de enviar seu cartão de vacina ou identidade, verifique com o profissional de saúde que lhe aplicou a vacina. Aqui nos Estados Unidos, alguns deles são o Carbon Health, CVS, Walgreens, Walmart e outros tantos do padrão Smart Health Card. Assim que eles fornecerem um registro de código QR de sua foto, você pode importá-lo para o aplicativo CommonPass.

O CommonPass é gratuito e exibe um cartão de vacina digitalizável e fácil de ler com todas as informações pertinentes. A empresa não faz nenhum tipo de rastreamento. Só seria mais legal se pudéssemos importá-lo para o Google Pay ou Apple Wallet.

A Samsung anunciou recentemente que está trabalhando com o CommonPass para permitir que as pessoas importem seu cartão de vacina digital para o Samsung Pay, com o recurso sendo lançado nas próximas duas semanas. Esperamos ver suporte para a Apple Wallet e o Google Pay em breve.

Resumindo: se você mora na Califórnia, é mais fácil solicitar seu código QR do departamento de saúde e importar para o aplicativo CommonPass.

Facebook Comments