O Cezinha, como muitos amigos o conhecem, é mais um brasileiro que é um exemplo de dedicação, determinação e visão empreendedora nos Estados Unidos. Junto com um sócio, eles fundaram o Pampas Grill assim como o Phil ‘s Deli and Grill no Farmers Market e anexo ao The Grove em L.A. O Pampas Grill hoje, em duas localizações – Farmers Market e Culver City, é uma referência quando o assunto é comida tipicamente brasileira no condado de Los Angeles.
Além de um legado na cena gastronômica da “cidade dos anjos”, esse brazuca vem contribuindo para a valorização e o reconhecimento da cultura brasileira no exterior. Cezar Brelaz chegou aos Estados Unidos há mais de 40 anos, motivado por um sonho de contribuir com sua comunidade. “No Brasil eu morava com meu tio em Parintins, no Amazonas, que era pastor e ajudava muitas pessoas, inclusive índios da região,” relembra César.
Ele nos diz que veio para os Estados Unidos com um sonho de estudar aviação. A ideia era voltar para o Amazonas e utilizar a aviação para levar suprimentos médicos às tribos locais. “Havia um missionário com um avião que ajudava a traduzir a Bíblia para a língua dos índios, e eu queria fazer algo similar”, lembra o amazonense.
Após concluir o curso de aviação, César voltou ao Brasil, mas encontrou dificuldades quando o missionário foi embora e ele ficou sem um avião para operar. “Trabalhei em um hotel em Manaus por um tempo antes de decidir retornar aos Estados Unidos,” explica.
De volta à Terra do Tio Sam, ele começou uma nova fase de sua vida em Dallas, Texas, onde trabalhou em diversos empregos, da construção a motorista de caminhão. Anos depois, precisamente no ano de 1988, ele se mudou para Los Angeles, onde, com um inglês já fluente, trabalhou em alguns empregos do ramo do entretenimento ate que seu espírito empreendedor começou a brilhar.
Seu primeiro empreendimento foi a L.A Tours, uma empresa de turismo no ramo de receptivo junto com mais 2 sócios brasileiros. A empresa tinha seu escritório na área central do Farmers Market, um spot bem turístico de L.A. A empresa chegou a empregar vários motoristas brasileiros e tinha uma frota de várias vans e ônibus para city tours. Mas veio os ataques de 11 de Setembro e uma nova oportunidade à sua frente. “O 11 de setembro foi um período desafiador para o turismo, por outro lado, foi um ano marcante para mim pois foi o ano em que abrimos o primeiro Pampas Grill, justamente no Farmers Market” nos conta Cezinha.
Segundo o empresário, no início, o restaurante não tinha a popularidade que tem hoje e as pessoas não estavam acostumadas com a comida brasileira. No entanto, a persistência e a paixão pelo que fazia transformaram o Pampas Grill em um local icônico. O estabelecimento, que tem como premissa a dinâmica “Pay by the Pound”, algo parecido com os “Pague por Quilo” no Brasil, gosta de ser reconhecido por servir o “Traditional Brazilian BBQ in Los Angeles”.
Nos dias de hoje é comum ver filas de uma hora nos finais de semana para comer no Pampas Grill do Farmers Market. O empreendedor junto com o sócio Francisco Carvalho, poucos anos depois, expandiu seus negócios ao abrir o Phil’s Deli and Grill também no mesmo Farmers Market e uma segunda unidade do Pampas Grill em Culver City – este bem espaçoso, com pálio e um bar anexo.
Apesar de viver em Los Angeles por décadas e de seu sucesso como empreendedor nos EUA, César Brelaz nunca perdeu o vínculo com o Brasil. “Sou de uma família grande no Brasil e mantenho esse contato. Embora eu tenha hoje uma estrutura no Brasil, minha prioridade agora é minha família aqui. Não penso tanto em voltar, mas tenho uma estrutura lá caso precise,” afirma.
César oferece um conselho valioso para aqueles que estão começando ou enfrentando dificuldades: “Nunca desista dos seus sonhos. Todos nós temos 24 horas por dia, e o que você faz com seu tempo faz a diferença. Tempo é dinheiro, e tempo perdido é dinheiro perdido. Se você veio para cá para melhorar sua vida, aproveite o tempo da melhor forma!”, ele ressalta. A trajetória de Cézar Brelaz marcada por desafios e conquistas, ilustra não apenas a força de sua visão, mas também o impacto positivo que um brasileiro pode ter no exterior.
Esse artigo foi parte da nossa edição impressa e digital 125 de Set/Out 2024.