Por Laís Oliveira
Englobando oito municípios do noroeste do estado de Goiás e distante 430km de Goiânia e 230km de Brasília, está o paraíso conhecido como Chapada dos Veadeiros. O local é o destino perfeito para quem ama viver conectado com a natureza, mas sem perder o gosto por uma boa aventura.
Quem escolhe viajar para a região já sabe bem o que quer: paz, descanso, ótimas trilhas e banhos de cachoeira inesquecíveis contemplando a paisagem que parece ter sido desenhada à mão devido a tantos detalhes incríveis.
Sem dúvida, as cachoeiras são um dos grandes atrativos da Chapada dos Veadeiros. Há dezenas delas por toda a região, algumas com mais de cem metros de altura e outras que agradam pelas cascatas em sequências sem fim. Há cachoeiras que possuem, inclusive, poços em tons de azul claro, e outras com intenso tom verde esmeralda. Uma coisa todas têm em comum: o banho geladinho e revigorante que conquista qualquer um!
Mas para quem pensa que a Chapada dos Veadeiros é apenas um local para os mais “hippies” que gostam de acampar e curtir a mais pura simplicidade, se engana! O local promete experiências espetaculares aos visitantes que vai deixar um gostinho de bis.
Como por exemplo, o final de tarde no Jardim de Maytrea, os banhos nas piscinas naturais de águas termais, uma grande variedade de tratamentos místicos e holísticos, e muito mais. Para quem gosta de curtir, as noites nos bares da cidade, os restaurantes loais e as feirinhas da Vila de São Jorge e de Alto Paraíso são uma ótima pedida, ou ainda a vida pacata e tranquila de Cavalcante e do território Kalunga para boas fotos e um belo descanso.
Para os aventureiros, os saltos e corredeiras do Rio Preto são passeios inesquecíveis na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Esse roteiro cheio de aventura é conhecido como Trilha dos Saltos e inclui um mirante que promete um visual de tirar o fôlego para o Salto de 120 e outro para o Salto de 80 – nomes que surgiram devido à altura dos saltos: 120 metros e 80 metros.
Quanto às corredeiras, uma dica é válida: é preciso ter preparo físico! São 10 km de trilha (ida e volta) percorrendo o intenso cerrado que recobre o parque nacional. Para os corajosos e preparados, a paisagem é uma recompensa durante todo o percurso.
A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada o ano inteiro, mas é válido salientar que a região tem duas estações bem definidas e o visitante precisa se planejar bem. Entre os meses de maio e setembro, o local tem clima seco e ausência quase total de chuvas. Já nos meses de outubro a abril, o clima muda e as chuvas tomam conta da região.
Agora que você já sabe o período ideal para visitar Chapada dos Veadeiros, bem como as principais atrações da região, faça um bom planejamento e boa viagem!
* Para passagens aéreas dos Estados Unidos para o Brasil ou América Latina, pacotes de viagens personalizados, hotéis e estadias alternativas, bem como cruzeiros nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens e organizadora de excursões, Magali da Silva. Telefone/WhatsApp: 1 (323) 428-1963 – e-mail: magali_at_soulbrasil.com
Facebook Comments