O uso de uma tecnologia de inteligência artificial está sendo muito debatido nos últimos meses por estar revolucionando diversas áreas da sociedade. O ChatGPT, lançado pelo grupo de pesquisa OpenAI em novembro de 2022, tem a premissa de produzir textos sobre praticamente qualquer assunto no formato requisitado pelo usuário. No entanto, a ferramenta já preocupa diversos especialistas por, supostamente, diminuir a necessidade do “trabalho intelectual” na área da educação e até no trabalho.
O ChatGPT é uma ferramenta gratuita que reproduz o funcionamento do cérebro humano, incluindo a capacidade de aprender sozinho a partir de novas experiências. O sistema funciona com base no princípio de Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano. De acordo com a OpenAI, a IA é capaz de “interagir” com os usuários, “responder perguntas”, “contestar premissas incorretas”, “rejeitar solicitações inadequadas” e até mesmo “admitir seus próprios erros”
Até o momento, já se sabe que a IA pode ser usada para escrever artigos, letras de música, redigir resumos e trabalhos e, inclusive, textos com viés publicitário.
Com a impressionante versatilidade da ferramenta, profissionais da educação já se mostram preocupados por alunos utilizarem o ChatGPT para trapacear em tarefas escolares. Segundo a CNN, durante um experimento, a IA já foi utilizada para realizar um exame em uma escola da Ivy League e foi bem sucedida. Escolas públicas da cidade de Nova York e Seattle já proibiram alunos e professores de usar a IA nas redes e dispositivos do distrito.
Na área corporativa, profissionais se dividem entre apreciar a nova ferramenta e se sentirem receosos com a sua agilidade “criativa”. Com textos altamente persuasivos e necessitando de poucas alterações, o ChatGPT pode ser usado para criar textos publicitários, postagens nas redes sociais e demais documentos empresariais.
Limitações do ChatGPT
Apesar de seu notório desempenho, a inteligência artificial não é perfeita – pelo menos não ainda. A ferramenta enfrenta dificuldades em cálculos básicos, já que funciona melhor com informações aproximadas. É por conta disso que, segundo pesquisas, diversos cidadãos americanos ainda não confiam na Inteligência Artificial.
De acordo com usuários, o ChatGPT é ideal para economizar tempo em escrever artigos e procurar respostas, mas para cativar clientes seria necessário táticas mais personalizadas e “humanizadas”.
“Não é perfeito, mas foi um ótimo ponto de partida. Minha formação é em tecnologia e escrever algo eloquente leva tempo. Isso facilitou muito”, disse o corretor de imóveis JJ Johannes, em entrevista para a CNN.
O ChatGPT é gratuito. Mas até quando?
Apesar de não cobrar valores para o ser utilizado, a era gratuita do ChatGPT pode estar perto do fim. Com pouco tempo de disponibilidade pública, a empresa OpenAI já anunciou que está considerando uma cobrança mensal de US$ 42.
Em janeiro de 2023, a empresa transnacional Microsoft anunciou que está fazendo um investimento “multibilionário” na OpenAI. Sendo uma das primeiras investidoras da iniciativa, a gigante da tecnologia disse que planeja expandir sua parceria com a OpenAI, com o objetivo de adicionar mais inteligência artificial ao seu conjunto de produtos.
Em uma postagem de blog, a OpenAI disse que o investimento de vários anos será usado para “desenvolver uma IA cada vez mais segura, útil e poderosa”.
*Aprenda mais sobre marketing de conteúdo, produção de vídeo para pequenas empresas, design, SEO e até desenvolvimento web visitando nosso outro website com foco em Marketing, Negócios e Empreendedorismo e – www.kisuccess.com