Você conhece a música “Oh Juliana”? Ela é a canção mais tocada em streaming hoje no Brasil e pertence a um jovem cantor de apenas 17 anos da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Estamos falando de MC Niack que simplesmente desbancou Anitta e emplacou seu segundo sucesso a alcançar o topo das paradas brasileiras.
Davi Alexandre Magalhães de Almeida passou por um período de depressão em 2019 e precisou sair da escola. Com o afastamento, seu pai o incentivou a se debruçar sobre o mundo da música. Já em 2020, pelas redes sociais, MC Niack começou a conversar com DJs de funk e lançar músicas de forma caseira. No final de maio, a música “Na raba toma tapão”, chegou ao primeiro lugar nacional.
Após a saída da escola, ele trabalhou em uma fábrica de suplementos alimentares. Sua mãe é empregada doméstica e o pai, que é músico amador, o incentivou a cantar. E parece que deu certo.
O primeiro hit surgiu com dois artistas que estavam na mesma fase da carreira: muito no início. DJ Niack, o mais inexperiente, tinha gravado as primeiras músicas com as bases de Markim mesmo. Nunca subiu em um palco. Com o contato feito no instagram a partir das duas faixas, ele resolveu mandar outra ideia de música para o novo amigo DJ. Já era “Na raba toma tapão”. Markim apostou na música e resolveu “dar um tapa”: mudou a base e arrumou os vocais. Assim nasceu o primeiro hit.
No aplicativo Tik Tok, a canção “Na raba toma tapão” virou um sucesso, sendo produzida remotamente por Niack e o DJ Markim WF, de Belo Horizonte. Já o seu segundo hit que conquistou o 1º lugar no Spotify Brasil, “Oh Juliana”, foi produzida pelo DJ Léo da 17 e por Two Maloka. O sucesso foi tão grande que destronou o megahit Desce Pro Play (Pa Pa Pa) de Anitta, MC Zaac e Tyga.
Durante muito tempo no Brasil, para ter uma música de sucesso sem ser conhecido no meio artístico, era muito mais difícil do que em tempos de redes sociais. Com o Tik Tok em alta, por exemplo, esse cenário mudou. Parece brincadeira de adolescente, mas revela o aplicativo tendências sérias da música pop global, que agora chegam ao Brasil. Em 2019, os EUA teve o fenômeno “Old town road”, de Lil Nas X. Em 2020, o Brasil tem “Na raba toma tapão”, de MC Niack e DJ Markim WF e “Oh Juliana”.
Com o sucesso de DJ Niack vemos outra tendência do novo hit braslieiro que é ainda mais atual: pop de quarentena feito em colaboração remota, via mensagem direta no instagram ou whatsapp, sem nem entrar em estúdio, um fenômeno da era das mídias digitais.
Com aplicativos como o Tik Tok, o público cria os hits e as gravadoras precisam se virar para fazer aquilo ganhar ainda mais força. São as músicas virais, que surgem por meio das redes sociais repercutindo primeiramente nas buscas nas plataformas de streaming e consequentemente nos principais rankings do mundo.
Facebook Comments