Por Lindenberg Junior
Para alguns que estão lendo esse artigo, vai parecer que o título não faz muito sentido, especialmente para os depois os que têm mais de 50 anos de idade. Mas estou falando de mais uma nova “tendência” que foi gerada a partir das novas tecnologias que o mundo digital nos oferece.
Os tradicionais cartões de visita se tornaram durante os anos uma simples ferramenta de vendas usada por milhões de pessoas e aceita como uma boa forma de apresentação nos quatro cantos do planeta. Já o “mini-currículo”, uma inovação em 2011 nos EUA, é uma mescla do formato tradicional impresso de cartão de visita, com um layout conciso – usando apenas números e palavras chaves, e o uso de links de websites 2.0 como o Linkedin para se poder ver o currículo completo.
Se você tiver pensando em utilizar essa forma de apresentação das suas qualidades profissionais, você deve considerar o espaço limitado disponível e usar esse respectivo espaço com sabedoria:
Frente do Cartão
1. Informação Fundamental: Seu nome e cargo-alvo, mais número de telefone e endereço de e-mail.
2. Use fontes legíveis como Times Roman e Arial, e tamanhos apropriados (não use tamanhos muito pequenos principalmente na frente do cartão).
3. Limite o número de palavras para que você possa maximizar o tamanho da fonte para aumentar a maior legibilidade possível para que receba o sue “mini-currículo”. Como exemplo, melhor ter um endereço de e-mail legível do que adicionar um endereço de rede social e ter os dois não tanto legíveis.
Verso do Cartão
Nesse lado, entra mais informação, mas se lembre que o espaço é mínimo, e, portanto, o uso estratégico de “palavras-chaves” e a legibilidade são tudo. As palavras que você escolher deve inteligentemente “comunicar” o seu perfil de conhecedor da profissão.
1. Repita o titulo do cargo ou profissão.
2. Seguido por uma “chamada” (manchete/ fontes maiores) de duas ou três palavras na linha seguinte = perfil de desempenho.
3. Em seguida e no máximo em duas linhas, expresse o seu conhecimento na área de atuação e as suas habilidades de poder ser efetivo/produtivo. Uma dica: comece a frase com um verbo que expresse o seu conhecimento ou foco.
4. Por fim, em outra linha mais abaixo, termine incluindo o link do seu perfil no LinkedIn – a rede social para fins profissionais ou o link de outro website que tenha o seu currículo publicado ou fornece a história completa sobre a sua capacidade profissional.
* Visite nosso outro site com foco em marketing, negócios e empreendedorismo e saiba mais, desde marketing de conteúdo e produção de vídeo para pequenas empresas até design, assessoria de imprensa, SEO e desenvolvimento web – www.kisuccess.com