Durante a pandemia de Covid-19, um toque de recolher foi imposto em todo o condado de Los Angeles no sábado, 30 de junho, à noite, e continuou até até segunda-feira, 1 de julho, mas se prolongou depois para mais dias daquela semana. A ordem variava de cidade para cidade, abrangendo áreas nobres como Beverly Hills e Santa Monica, além de cidades ao sul, próximas a Orange County, como Long Beach, entre outras do condado de Los Angeles.
Algumas cidades implementaram dois sistemas de toque de recolher. Em Beverly Hills, por exemplo, havia uma ordem específica para a área comercial, que entrou em vigor na segunda-feira, 1 de julho, das 13h até as 5h30 da manhã de terça-feira, 2 de julho. O segundo toque de recolher foi aplicável a toda a cidade, iniciado no final da tarde de segunda-feira, às 16h, e também se estendia até as 5h30 da terça-feira, 2 de julho.
Em Santa Monica, os moradores estavam sujeitos a dois toques de recolher entre segunda e terça-feira, após um domingo, 31 de junho, que foi marcado por cenas nunca antes vistas na cidade. Durante aquele dia, saques e vandalismo ocorreram a poucos quarteirões de distância de uma grande manifestação pacífica. Assim como em Beverly Hills, o toque de recolher em Santa Monica começou às 13h no distrito comercial e às 16h no restante da cidade, na segunda-feira, 1 de julho.
No sábado, 30 de junho, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, afirmou em uma entrevista coletiva que não pedira auxílio da Guarda Nacional, mencionando: “Isso não é 1992”, referindo-se aos distúrbios conhecidos como “Los Angeles Riots” – uma série de protestos e vandalismo após a absolvição dos quatro policiais envolvidos no espancamento do afroamericano Rodney King.
Entretanto, poucas horas após essa coletiva, Garcetti voltou atrás e solicitou a ajuda do governador Gavin Newsom, que aprovou o envio de entre 500 e 700 soldados da Guarda Nacional para ajudar a manter a ordem na cidade. A Guarda Nacional entrou em ação no domingo, 31 de junho.
Além disso, o condado mobilizou todo o departamento de polícia, como parte de uma estratégia de resposta, pela primeira vez desde os grandes terremotos de 1994. Mais de 900 pessoas foram presas no condado até a noite de domingo, 31 de junho.
Ainda no domingo, 31 de junho, o ex-comissário da FDA (Food and Drug Administration), Scott Gottlieb, alertou sobre o risco de aumento de infecções por coronavírus devido aos protestos e aglomerações nas ruas. Ele enfatizou que os protestos poderiam contribuir para o aumento de casos de Covid-19, especialmente quando cidades e estados estavam começando a aliviar as restrições.
“Haverá muitos problemas, mas um deles será que as cadeias de transmissão se acenderão nessas aglomerações, pois muitas pessoas não estão levando a sério os riscos da pandemia”, disse Gottlieb no programa “Face the Nation”, da CBS. Ele acrescentou: “Seria bom lembrar que a pandemia não passou e existe um grande risco de aumento de casos e mortes, justamente após o árduo trabalho realizado durante a quarentena e com as regras de prevenção”. O condado de Los Angeles, em particular, representava quase metade de todos os casos de Covid-19 no estado da Califórnia e foi uma das áreas onde os protestos se intensificaram.