Este artigo faz parte da edição especial de 20 anos da Soul Brasil, de junho de 2022, que contou com 20 perfis de brasileiros do Sul da Califórnia, entre pioneiros e destaques nas artes, esportes, jornalismo, negócios e saúde. Para conhecer os outros perfis, clique aqui.

 

Image Perfil Paulo Luz 1O paulista e ex-jogador Paulo Luz realmente tem a paixão pelo futebol correndo em suas veias desde muito jovem. Com um talento inato e muita dedicação, ele atuou como jogador profissional por 18 anos, marcando época e uma geração, jogando por 7 anos no Sport Club Internacional de Porto Alegre, onde foi duas vezes vice-campeão no campeonato brasileiro – em 1987 contra o Flamengo e em 1988 contra o Bahia. Ainda neste ano, ajudou o Internacional a chegar ao 3º lugar na Copa Libertadores da América.

Outras passagens que marcaram época, as quais ele recorda com carinho, foram com o Esporte Clube Bahia, em 1989, e pelo Fluminense, em 1991 e 1992, quando foi campeão da Taça Guanabara no primeiro ano e ganhou a Copa do Brasil no segundo, justamente contra o seu querido Internacional.

Nessas quase duas décadas, Paulo Luz atuou em três times de ponta da primeira divisão do futebol brasileiro e também esteve na Europa com passagens por Portugal, França, Grécia e Alemanha. “O futebol me permitiu desenvolver ainda mais minhas habilidades profissionais, principalmente nas relações pessoais, trabalho em equipe e liderança”, nos conta.

O fato de ter jogado e conhecido vários países da Europa o fez se tornar multilíngue, mas também um entusiasta trabalhador e muito organizado. Após anos como jogador, ele passou para outra etapa em sua vida onde começou a liderar e treinar equipes no Brasil, aproveitando sua sólida experiência no mundo do futebol.

Em 2002 o paulista decidiu que sua nova casa seria os Estados Unidos e desembarcou em Los Angeles no ano seguinte, em 2003, com um projeto a ser desenvolvido com crianças e associado à federação de futebol dos EUA. Surgiu assim o Brazil Stars Soccer Club que teve seu início em 2004.

6101ab73 4bbd 43c4 973d b106c35b6e2bE por que a Califórnia? Perguntamos a Paulo, e ele nos responde: “pela qualidade de vida que eu teria no estado e principalmente pelas oportunidades de negócios em diferentes segmentos”. O ex-jogador, treinador, líder e empreendedor ensina jovens jogadores com idades entre 3 e 19 anos na área de Los Angeles há duas décadas.

Com experiência e profissionalismo, ele passa para seus pupilos os múltiplos “truques” que os transformarão em bons jogadores caso se dediquem e sejam determinados. Entre as lições ensinadas estão controle de bola e todos os outros fundamentos do jogo, mas também consistência e resistência mental (resiliência). Ele se considera apto, não apenas na avaliação de talentos, mas em fornecer as técnicas e táticas para desenvolver esse talento.

Mais recentemente, em 2015, ele deu início ao projeto “Brazilian Premier League”, que estará em sua 8ª edição nesse ano de 2022 com 78 times de diferentes localidades do Sul da Califórnia e que competem durante quatro meses.

O projeto da Premier Brazilian League está dentro dos parâmetros exigidos pela U.S Soccer Federation nas categorias para garotos e garotas entre as idades de 5 ate 19 anos na Califórnia, e, para Paulo, com a adesão de mais 40 equipes anualmente nos próximos três anos é possível alcançar o objetivo da liga de ser operada com 350 times/clubes filiados. O paulista com sua determinação e organização, acreditamos, com certeza alcançará a meta e o objetivo. #soulbrasil20anos