Quem hoje conhece o Dr. Roberto Roizenblatt, proprietário do Long Beach Retina e com atuação em diversos hospitais na Califórnia, talvez não imagine a sua longa trajetória de persistência de sair de seu próprio país para criar uma nova vida e carreira nos Estados Unidos. Nascido na capital de São Paulo, no Brasil, ele concluiu sua formação médica em 1997 na Faculdade de Medicina da USP-Pinheiros, quando optou por se especializar em oftalmologia.
Roizenblatt completou duas residências em oftalmologia – a primeira na renomada Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, e a segunda na UC Irvine, nos Estados Unidos, em 2011. Foi essa experiência que o inspirou a tentar de vez a vida na terra do Tio Sam. “Vim a Los Angeles em 2003 para trabalhar no Doheny Eye Institute em Los Angeles, onde fiquei por dois anos. A existência de oportunidades interessantes no mercado de saúde, combinado com a inevitável simpatia pela cidade de L.A., me convenceram a ficar. Decidi então perseguir a recertificação do meu diploma de médico”, relata.
A recertificação médica nos Estados Unidos é um processo rigoroso e exigente, envolvendo várias etapas, como provas teóricas, práticas, um ano de internship e residência. Durante esse período, ele aproveitou para se familiarizar com o sistema de saúde americano e aprimorar suas habilidades clínicas e cirúrgicas, concentrando-se em sua área de atuação principal: a retina (estrutura transparente, sensível à luz localizada na parte posterior do olho) e o vítreo (fluido gelatinoso e transparente que preenche a maioria do interior do globo ocular e que ajuda a manter a forma do olho).
Caminho Profissional
Após o período de especialização universitária, Dr. Roizenblatt conta que trabalhou como sub-especialista em retina e vítreo em grupos oftalmológicos por mais de 10 anos. Ele descreve sua percepção de sua especialidade no cenário médico americano:
“Com o envelhecimento da população, há uma necessidade cada vez maior de médicos oftalmologistas. A exposição ao sistema de atendimento clínico e cirúrgico americano foi intensa e muito proveitosa. O médico tem uma gama de opções para trabalhar, incluindo grupos médicos privados, grandes grupos hospitalares como Kaiser Permanente, dentro de hospitais públicos ou privados, a prática privada solo e os centros acadêmicos universitários”, explica.
Dr. Roizenblatt afirma que, apesar de ter uma inclinação acadêmica, percebeu que teria mais satisfação pessoal e profissional atuando em clínicas particulares. Assim, decidiu se estabelecer em Long Beach, uma área central entre Los Angeles e Orange County.
Atualmente, Dr. Roberto trabalha e opera em diferentes hospitais, incluindo Torrance Memorial Medical Center; Los Alamitos Medical Center, e Hoag Hospital em Newport Beach. É Chair (Chefe) do Departamento de Oftalmologia do enorme Long Beach Memorial Hospital e participa ativamente como membro de várias Sociedades de Oftalmologia, além de trabalhar como revisor do Medical Board of California.
O Sonho Clínico
Em fevereiro de 2023, o Dr. Roberto concretizou um sonho profissional ao inaugurar seu próprio consultório particular, o Long Beach Retina. “Agora olhando em retrospecto vejo como minha carreira foi tangivelmente se direcionando a essa forma de atuação. Minha área de especialização é a retina, que inclui dano aos olhos por exemplo por diabetes, degeneração macular, desprendimento de retina e outros – aos brasileiros, faço oftalmologia geral e cirurgias também”.
“Poucos profissionais, independente da área, podem dizer que estão plenamente satisfeitos com sua escolha e/ou carreira; afortunadamente posso dizer que estou entre eles. Adoro trabalhar como oftalmologista e mais ainda poder prover ao paciente uma qualidade de atendimento médico que é diferenciada, e que não vemos com frequência aqui nos EUA”, conclui.
O Long Beach Retina esta localizado adjacente ao aeroporto de Long Beach e pode atender pacientes com Medicare, PPOs, Medi-cal, alguns HMOs e também cash – www.longbeachretina.com
Facebook Comments