Este artigo faz parte da edição especial de 20 anos da Soul Brasil, de junho de 2022, que contou com 20 perfis de brasileiros do Sul da Califórnia, entre pioneiros e destaques nas artes, esportes, jornalismo, negócios e saúde. Para conhecer os outros perfis, clique aqui.

 

Image Perfil Pastor Miguel 1Você já sentiu que tinha uma missão a ser realizada na Terra? Seja com trabalhos, projetos pessoais, ONGs ou individualmente? Miguel Albanez sente que sim. E foi atendendo esse quase “chamado” espiritual que ele se mudou de vez do Brasil para a Califórnia.

Nascido em Minas Gerais, na cidade de Candeias, Miguel ainda adolescente se mudou para São Paulo para estudar. Lá se formou em Comunicação Social e em Teologia, e ainda fez Mestrado em Teologia. Ainda no Brasil, foi bancário e trabalhou numa organização cristã.

Após se tornar cristão, o desejo de mudar para os EUA (que já cultivava desde criança) e estudar na Califórnia aflorou de vez. “Eu sempre dizia à minha esposa para estudar inglês porque um dia iríamos e nossos filhos nasceriam aqui. Deus me concedeu o desejo do meu coração, vim estudar e também nos deu uma filha aqui”, nos diz o pastor Miguel.

Ele se mudou em definitivo para a Califórnia no ano de 1994. Aqui, pastor Miguel estudou e morou em Pasadena durante dois anos, e logo em seguida foi trabalhar em uma igreja brasileira/portuguesa na área de San Francisco. Após viver em San Francisco, ele retornou a Los Angeles para fazer doutorado e está aqui desde então.

Mas por que a Califórnia? Ele diz que desde criança afirmava que viria par aos Estados Unidos, só não sabia como. O estado dourado foi o escolhido por sentir que havia uma missão a ser seguida. Antes de ingressar no trabalho missionário nas igrejas da Califórnia, Miguel trabalhou por muitos anos para uma empresa de tradução de filmes, na qual traduziu inúmeros longas e documentários – e também pôde contratar estudantes que necessitavam trabalhar temporariamente para se manterem.

Image Perfil Pastor Miguel 2No início dos anos 2000, mais precisamente em 2001, ele e outros membros abriram a primeira Igreja Batista Brasileira de Los Angeles, a PIBBLA, localizada em Culver City. Após uma década a igreja foi transferida para o centro de Los Angeles, onde existe até hoje.

A PIBBLA, como muitas igrejas de imigrantes, tem uma espécie de fluxo e refluxo, com vindas e idas de membros, mas nunca perde a força de atrair membros fieis. “As crises mais agudas que experimentamos foram durante a crise econômica ou bolha imobiliária em 2008 (na época o Brasil ia bem e muita gente voltou para lá) e nos últimos anos devido à pandemia”, relembra Miguel.

A igreja voltou a ganhar mais membros e esta em processo de renovação da membresia. Atualmente conta com cerca de 120 membros e congregados (frequentadores que ainda não são membros). Além de estar à frente da igreja e de trabalhos com pessoas necessitadas, o pastor Miguel é professor e leciona atualmente na Rochester University e no American Baptist Theological Center.

Para ele, sua permanência na Califórnia foi quase uma missão espiritual cujo chamado foi atendido. “Entendi que Deus nos estava dirigindo para permanecer aqui e trabalhar com a comunidade brasileira. Há muita necessidade espiritual, emocional e também social entre os brasileiros e procuramos ajudar as pessoas através de uma experiência com Cristo”.  #soulbrasil20anos