Joe Biden, o presidente eleito dos Estados Unidos, anunciou, nesta segunda-feira (09), a criação do Conselho Consultivo de covid-19 – uma equipe de líderes especialistas em saúde pública que vai aconselhar Biden e Kamala Harris. A medida faz parte do plano de transição do democrata.
O conselho consultivo será liderado pelos co-presidentes David Kessler, Vivek Murthy e Marcella Nunez-Smith que vão aconselhar Biden, a vice-presidente, Kamala Harris, e a equipe de transição do governo para enfrentar a pandemia.
Entre os membros anunciados está a brasileira Luciana Borio, segundo comunicado do governo de transição. Ela é pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores dos EUA, ex-diretora de preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional do país e ex-cientista-chefe interina da FDA (Food and Drug Administration, na sigla em inglês), órgão equivalente à Anvisa.
“Lidar com a pandemia do coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei guiado pela ciência e por especialistas”, afirmou Biden no comunicado. E seguiu afirmando que o conselho consultivo “ajudará a moldar a abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas; garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita; e proteger as populações em risco”.
Nos EUA já são quase 10 milhões de casos e mais de 237 mil óbitos. Na sequência vêm Índia (8,5 milhões e 126 mil, respectivamente) e Brasil (5,6 milhões e 162 mil).