Vistos para os Estados Unidos têm sido negados com mais frequência no trimestre entre Junho e Agosto de 2022 de acordo com agentes de viagens e consultores, sejam eles para estudantes, turistas ou trabalhadores.
Mesmo com todos os requisitos preenchidos, as possibilidades de ter a solicitação negada passou a ser mais frequente nesses últimos meses. O que se sabe mesmo é que depende muito de decisões de caso por caso, seja ainda no Brasil através do consulado americano ou mesmo do agente da imigração quando da chegada no primeiro aeroporto em solo americano.

Em algumas situações, o que se sabe também é que o consulado americano no Brasil pode interpretar que o solicitante não tem vínculos que os façam retornar ao Brasil, levantando a suspeita de que esse imigrante possa tentar permanecer nos Estados Unidos mesmo após o período de expiração do visto. E isso é uma das principais preocupações dos agentes consulares e algo que eles sempre levam em consideração durante a entrevista.

Embora não existam números exatos o que se sabe é que o número de negativas realmente cresceu nesses respectivos meses. Existiu casos por exemplo, em que pessoas preenchiam todos os requisitos para a aprovação, como imposto de renda em dia, patrimônio acima da média, e empresa estabilizada no Brasil e, mesmo assim, tiveram suas solicitações negadas.O cenário mostra que seria melhor solicitar o visto de entrada nos EUA em uma data alternativa, tipo a partir de 2023 e/ou se realmente o solicitante tiver boa estrutura e provas suficientes para submeter a aplicação do visto. Outro ponto a ser considerado pelo solicitante do visto seria ter em mente que se o visto for negado, isso ficará registrado, dificultando a aprovação de um novo pedido no futuro.

Também é importante lembrar que uma situação de visto negado para entrar nos Estados Unidos não impossibilita o solicitante de receber a autorização de entrada em outros destinos. Sempre é válido olhar o panorama de maneira positiva. Por outro lado, o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo promoveu o evento “Visit USA 2022” que aconteceu no dia 24 de agosto em São Paulo e 26 de agosto em Campinas (SP) atraindo mais de 500 profissionais brasileiros ligados ao turismo nos Estados Unidos.

O evento promovido pelo Consulado Americano também ofereceu capacitação a vários profissionais por meio de workshops e teve a presença de representantes de companhias aéreas, redes hoteleiras, parques temáticos, receptivos e outros fornecedores, e empresas americanas interessadas no mercado brasileiro e empresas brasileiras.

Os dois eventos de São Paulo em agosto de 2022 tiveram a intenção de intensificar ainda mais o momento de recuperação vivido pelo país do Tio Sam que é disparado, o destino mais buscado pelos turistas brasileiros.

Facebook Comments