A empresa americana de biotecnologia Moderna afirmou, nesta segunda-feira (18), que os primeiros testes em humanos de uma vacina para Covid-19 chegaram a resultados positivos. A organização afirmou que as oito primeiras pessoas imunizadas com duas doses do fármaco apresentaram resposta imunológica ao vírus semelhante à produção de anticorpos que ocorre no sangue de pacientes já recuperados da doença.
Os níveis dos chamados anticorpos neutralizantes correspondiam aos encontrados em pacientes que se recuperaram após contraírem a Covid-19. De acordo com a empresa, que está apressando seu planejamento, a segunda fase envolve 600 voluntários e uma terceira, prevista pra julho, deve ter milhares de pessoas saudáveis disponíveis para realizar o teste.
A Food and Drug Administration (FDA), o equivalente à Anvisa no Brasil, deu a Moderna a aprovação para a segunda fase no início deste mês. Se os testes passarem, uma vacina poderá ficar disponível para uso até o final deste ano ou no início de 2021.
Ainda de acordo com a Moderna, testes adicionais em camundongos que foram vacinados e infectados descobriram que a vacina poderia impedir o avanço do vírus nos pulmões e que os animais possuíam níveis de anticorpos neutralizantes comparáveis aos das pessoas que receberam a vacina.
Com o otimismo alavancado pela descoberta inicial positiva, o mercado de ações americano teve alta nas bolsas nesta segunda-feira, o que refletiu no mercado brasileiro. Por volta das 11h da manhã, o Ibovespa apresentava alta de 3,3% e marcava 80.116 pontos.