Os viajantes que aguardavam ansiosos pelo voo direto que conecta a Costa Oeste dos Estados Unidos com o Brasil agora já podem aproveitar o novo serviço. Funcionando desde 1° de agosto de 2023, os brasileiros que vivem, em particular, no Sul da California, agora têm novamente a chance de voar direto para o Brasil sem ter que parar em alguma outra cidade americana para fazer conexão. O serviço já está à venda nos GDSs e demais canais de distribuição, como agências de viagem e no site da Latam.
Detalhes do voo
Partindo do Aeroporto de Guarulhos, os voos decolam todas as terças, quintas e sábados às 23h20 (hora local), chegando a Los Angeles às 7h35 (hora local) do dia seguinte. No sentido oposto, os voos partem de Los Angeles às 13h15 das quartas, sextas e domingos, com chegada prevista ao Aeroporto de Guarulhos às 5h15 (hora local) do dia seguinte.
Com um tempo médio de voo de aproximadamente 12 horas, a rota direta entre São Paulo e Los Angeles oferece uma redução de cerca de quatro horas no tempo total de viagem em comparação com voos com conexão em cidades como Santiago ou Lima, localidades que também recebem voos operados pela Latam.
Os voos São Paulo-Los Angeles estão disponíveis três vezes por semana, operados em aeronaves Boeing 777. A configuração da aeronave oferece acomodação para 38 passageiros na classe Premium Business, 50 em Economy+ e 322 em Economy. A partir de novembro, esses voos serão realizados em aeronaves Boeing 787-9, com capacidade para 30 clientes na cabine Premium Business, 57 em Premium Economy e 213 em Economy.
Essa nova operação tem a capacidade de transportar diretamente entre as duas cidades uma média de 110 mil viajantes por ano. Esse número representa quase 65% da estimativa feita pela Economia do Turismo de Los Angeles para o fluxo de turistas brasileiros na localidade até o ano de 2024.
A experiente piloto Patrícia Cavalcanti está no comando da aeronave, com mais de 17 mil horas de voo em seu currículo.
Histórico de vôos Califórnia-São Paulo
Esse será o primeiro voo da Latam e Delta Air Lines, após a aprovação da joint-venture pelas autoridades americanas. Essa mesma rota já havia sido operada pela própria Delta Airlines em 2009, e também pela concorrente American Airlines, até 2020, mas ambas foram canceladas, segundo as duas empresas, por falta de viabilidade financeira. Segundo os executivos da Latam/Delta a conectividade entre a Califórnia e São Paulo diretamente cria um novo cenário para essa rota – e tão esperada por muitos que vivem na costa do pacifico.
Pelo lado da Latam, será a primeira investida da empresa entre o Brasil e a Costa Oeste americana. Vale lembrar que a Latam já voa para Los Angeles a partir de Santiago e Lima. Já a Delta tem no aeroporto um importante hub nos Estados Unidos, com conexões para todo o país e também para outros destinos internacionais.
Expansão Delta – Latam
Desde a implementação de seu acordo estratégico, em outubro de 2022, o grupo Latam e a Delta aumentaram a sua capacidade em 75%. Com as rotas mais recentes, que abrangeu alguns países da América do Sul, o acordo mais que quase dobrou a capacidade dos hubs Latam em alguns países da América do Sul.
O acordo se aplica a mercados específicos, oferecendo benefícios aos clientes e conexões mais rápidas para mais de 300 destinos entre Estados Unidos/Canadá e América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). As companhias aéreas já compartilham terminais em aeroportos como Nova York (JFK), São Paulo/Guarulhos e Santiago (Chile), além de permitir o acesso a 53 lounges Delta Sky Club nos Estados Unidos e cinco Latam Lounges na América do Sul.
Chapter 11
A Latam recentemente, em 2022, saiu de um processo de mais dois anos de recuperação ou de uma bancarrota através do Chapter 11 das leis nos Estados Unidos. “Não chegamos no nosso limite, com certeza. Por isso, já anunciamos o primeiro novo destino de 2023 e as nossas ambições não param por aí. Claro que temos desafios no mercado, pois a indústria foi muito castigada pelo impacto da guerra (entre Rússia e Ucrânia), mas a Latam fez a lição de casa. Então, mesmo com um cenário tão difícil, conseguimos nos posicionar muito forte, especialmente dentro do Brasil”, disse Aline Mafra, executiva da Latam.
A Latam foi a primeira companhia brasileira a entrar com pedido de bancarrota pelo Chapter 11 nos Estados Unidos sem entrar em recuperação judicial, e é a primeira companhia a sair do mesmo processo de Chapter 11. Depois de dois anos e meio, a empresa mostrou a resiliência e a força do grupo tem. Por sua vez, a rota Los Angeles-São Paulo traz de volta a comodidade de embarcar desde a Califórnia direto para o Brasil e boas recordações de quando os passageiros disponibilizavam de voos diretos desde a Califa como foi o caso da Vasp e Varig nos 90’s e da Korean Airlines em meados da década de 2010.
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.