4361856Devido à pandemia do novo coronavírus, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA decretou que o Halloween, uma das festas mais esperadas anualmente pelos americanos, está cancelado este ano. Ao menos as festas que podem causar aglomerações. As orientações oficiais foram feitas em um momento em que os estados de todo o país buscam um equilíbrio entre normas de segurança e diversão em meio à temporada de festas, que começa com o Halloween.

As crianças foram um dos grupos mais afetados pela decisão, isso porque já é tradição sair nas ruas com o famoso bordão “tricks or treat” (doces ou travessuras) e ir de casa em casa pedir balas aos moradores.

Adolescentes e jovens no geral deverão se conformar em não fazer festas que gerem aglomeração este ano, pois todo o cuidado é pouco com os números de infecções oscilando, mas ainda muito altos. E como os americanos levam a data muito a sério, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças deu até algumas ideias do que pode ser feito neste Halloween mantendo as regras de segurança.

Nas indicações estão dicas como: decorar abóboras, assistir a filmes de suspense e terror, decorar o ambiente com as pessoas que estão compartilhando a mesma casa, além de fazer concurso de fantasia online. Para as crianças, a dica é fazer uma caça ao tesouro ao ar livre “na qual as crianças recebem listas de itens com o tema do Halloween para procurar no jardim da casa”.

Em todo caso, aglomerações estão proibidas este ano. Os EUA estão perto de chegar a 7 milhões de casos confirmados de covid-19. Tanto em diagnósticos quanto em mortes, o país é o mais atingido no mundo pela pandemia em números absolutos. Na terça-feira (22), o país chegou à marca de 200.000 mortes sendo o primeiro a alcançar esse número de vítimas da covid-19 no mundo desde o início da pandemia.