Em 2015, o jornal The New York Times chegou a criticar o custo de vida no Brasil e citou como exemplo o combustível bem acima da média mundial e até mesmo uma pizza de queijo que chega a custar em torno de US$30. O jornal afirma que os brasileiros estão “ressentidos” pelos gastos da elite política e que sabem que pagam preços elevados para quase tudo. Ainda mencionou sobre os protestos de rua que surgiram a partir de uma campanha popular contra o aumento das tarifas de ônibus no ano anterior.
O jornal pontuou – e, mesmo hoje, é um pensamento comum de muitos cidadãos- “o preço do transporte é apenas um exemplo das lutas que muitos brasileiros enfrentam para fazer face às despesas”. Para mostrar o elevado custo pago pelos brasileiros, o The New York Times diz que alugar um apartamento em áreas cobiçadas do Rio de Janeiro se tornou mais caro do que em Oslo, capital da Noruega, considerada uma das mais ricas da Europa.
O jornal afirmou ainda que os altos custos no Brasil podem ser atribuídos a uma série de fatores, incluindo políticas protecionistas que protegem os fabricantes brasileiros da competição e de um legado de consumidores acostumados com inflação relativamente alta.