gavin newsom ap jt 200210 hpMain 16x9 992O aumento massivo e progressivo de casos de covid-19 na Califórnia na primeira semana de novembro fez com que o governador Gavin Newson determinasse novas restrições ao estado e, com isso, uma nova ordem para ficar em casa – stay at home order – foi emitida.

Na segunda-feira dia (07), foram registrados 33.000 novos casos de coronavírus em um mesmo dia no estado, o que quebra o recorde diário anterior que foi estabelecido na sexta-feira (04/12) de precisamente 22.369 casos. A ordem para permanecer em casa é menos rígida que a emitida em março e abril.

O pedido para que as pessoas fiquem em casa devido aos altos números de infectados ocorreu pelo fato dos hospitais do estado já estarem praticamente saturados. A implementação da ordem surge quando a capacidade de UTI cai assustadoramente para menos de 15% em vários condados no primeiro fim de semana do mês de novembro. Os hospitais estão lotando rapidamente e a ordem foca nos condados da área da Baía, Vale de São Joaquim e do Sul da Califórnia.

 Segundo as autoridades de saúde do estado, por mais desoladoras que as coisas estejam agora, o pico ainda está por vir, já que, segundo os especialistas, as consequências das viagens e reuniões durante o feriado de Thanksgiving ainda não foram totalmente percebidas. O condado mais afetado no estado dourado, desde o início da pandemia, é Los Angeles que, até a segunda-feira (08), havia registrado 498 mil casos.

Devido à crise de saúde, duas grandes empresas do ramo da tecnologia mundial com sede na Califórnia, Apple e Google, desenvolveram aplicativos que serão lançados ainda essa semana para ajudar na notificação de quando uma pessoa estiver exposta ao contágio do vírus. Mais informações sobre o tema virão em um outro artigo, nessa quarta-feira, dia 9 de dezembro. 

A nova ordem de ficar em casa tem dado o que falar, pois muitos pequenos negócios, que começavam a respirar com uma volta, mesmo que lentamente, passam a ter bem menos clientes, e temem uma quebra e possível fechamento definitivo. A nova ordem tem validade até poucos dias antes do natal e pode ser prorrogada dependendo da situação. 

Facebook Comments