pexels uriel mont 6280660A variante do coronavírus Ômicron se espalha rapidamente à medida que o inverno americano e as consequentes férias desse período chegam no país. O momento é de cautela e o reforço das vacinas de torna ainda mais importante, especialmente para os que vão viajar.

Até esta segunda-feira (20), a ômicron já havia sido encontrada em 43 dos 50 estados dos EUA e em cerca de 90 países até agora, após ter sido identificada pela primeira vez na África do Sul e em Hong Kong, no final de novembro.

Em várias cidades dos Estados Unidos, o vírus já causa aumento nas hospitalizações, remarcação de jogos esportivos, cancelamento de shows e retorno do uso obrigatório de máscaras. Nova York, por exemplo, voltou a reportar recorde de casos da nova variante e impôs a volta das máscaras, assim como o cancelamento dos shows da Broadway.

Anthony Fauci, principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, alertou para o maior risco de transmissão da variante Ômicron com as viagens de Natal, afirmando que a nova cepa está “devastando o mundo”. O alerta de Fauci ocorre após uma semana em que os EUA ultrapassaram as 800 mil mortes por covid-19 e assistiram a um aumento de 17% nos casos e de 9% nos óbitos.

O presidente norte-americano, Joe Biden, planeja para terça-feira um discurso sobre a variante e planos para combatê-la, reforçando mensagem à população não vacinada para que receba a imunização e a dose de reforço.