O distrito escolar da rede pública de São Francisco deu o primeiro passo oficial para reabrir as escolas notificando o departamento de saúde do condado que pretende começar a trazer alunos de volta às aulas presenciais no final de janeiro de 2021. O fato se torna relevante porque outros distritos escolares da rede pública da Califórnia podem seguir a decisão de São Francisco.
Em um anúncio escrito, o Superintendente do distrito escolar Vincent Matthews disse que a pretensão é reabrir seis escolas primárias já em 25 de janeiro, com 18 outros locais reabrindo no dia 8 de fevereiro e 48 após 22 de março. O distrito escolar também planeja reabrir 11 escolinhas de pré-escola durante o mesmo período, mas que não requer a permissão do departamento de saúde do condado para isso.
Os alunos com deficiências moderadas a graves na cidade estariam entre os primeiros a voltar às salas de aula, seguidos por aqueles do jardim de infância de transição até a segunda série. Não há data marcada para o retorno dos alunos mais velhos, no caso, de High School.
Isso significa que, de acordo com o cronograma atual e plano de reabertura, cerca de 14.000 dos 53.000 alunos do distrito escolar desse condado voltarão à escola até o final de março. A notícia provavelmente será muito bem recebida por muitos pais de alunos que estão desesperados para que as escolas reabram, principalmente aqueles menos privilegiados financeiramente e que não podem pagar uma pessoa para tomar conta dos seus filhos se estiverem trabalhando.
Enquanto alguns especialistas em saúde pública citam possíveis consequências negativas, autoridades locais defendem a volta das classes presenciais para evitar o isolamento e aumento da depressão entre os alunos menores. Lembrando que em São Francisco algumas escolas particulares já tinham sido abertas para aulas presenciais em comunidades onde existem muito poucos casos de transmissão dentro da escola.
Facebook Comments