![DOCUMENTO VAZADO DIZ QUE AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE IMIGRAÇÃO EM "GRANDE ESCALA" CHEGARÁ EM BREVE A LOS ANGELES 1 Image Vida nos EUA As acoes da Policia de Imigracao no comeco de 2025 tem sido uma constante e tem como prioridade ilegais com recordes criminais Foto Creative Commons](https://soulbrasil.com/wp-content/uploads/2025/02/Image_Vida-nos-EUA_As-acoes-da-Policia-de-Imigracao-no-comeco-de-2025-tem-sido-uma-constante-e-tem-como-prioridade-ilegais-com-recordes-criminais_Foto-Creative-Commons-560x373.jpg)
As ações da Polícia de Imigração no começo de 2025 têm sido uma constante e têm como prioridade ilegais com recordes criminais; Foto: Creative Commons
Agentes federais de segurança pública estão planejando realizar uma ação de fiscalização de imigração em grande escala na área do condado de Los Angeles antes do final de fevereiro de 2025. É o que diz um documento interno do novo governo, que foi vazado e divulgado em um artigo no dia 7 de janeiro pelo Los Angeles Times.
A operação, que seria liderada pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA), se concentraria em pessoas que não têm status legal no país e já têm ordens pendentes de remoção ou algum tipo de registro criminal, de acordo com o documento que circulou entre algumas autoridades policiais federais, como ICE, DEA e ATF, durante os primeiros dias de fevereiro de 2025.
Embora as operações de imigração tenham sido intensificadas em todo o país desde que o novo mandato do presidente Donald Trump começou, nenhuma ação abrangente ocorreu em Los Angeles, uma cidade que o atual presidente criticou repetidamente durante sua campanha presidencial. O Los Angeles Times, em um artigo publicado em 7 de fevereiro de 2025, disse que tentou entrar em contato com o ICE, mas a polícia de imigração não respondeu a um pedido de comentário.
Uma fonte de uma dessas agências federais falou sob condição de anonimato ao L.A. Times, por medo de represálias, e disse que agentes do FBI, da DEA (Drug Enforcement Administration) e da ATF (Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos) estão sendo chamados para ajudar o ICE. Um ex-funcionário de alto escalão de uma dessas agências também disse ter sido informado sobre esses preparativos para Los Angeles. Nenhum dos dois conseguiu fornecer um prazo exato para as ações. O oficial federal ativo ainda alertou que os planos podem mudar caso haja resistência de algumas das agências necessárias para ajudar o ICE.
![DOCUMENTO VAZADO DIZ QUE AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE IMIGRAÇÃO EM "GRANDE ESCALA" CHEGARÁ EM BREVE A LOS ANGELES 2 Image Vida nos EUA As Acoes do ICE em 2025 tem recebido apoio de outras agencias federais americanas como o FBI e a DEA Foto Divulgacao](https://soulbrasil.com/wp-content/uploads/2025/02/Image_Vida-nos-EUA_As-Acoes-do-ICE-em-2025-tem-recebido-apoio-de-outras-agencias-federais-americanas-como-o-FBI-e-a-DEA_Foto-Divulgacao-560x373.jpg)
As ações do ICE em 2025 tem recebido apoio de outras agencias federais americanas, como o FBI e a DEA. Foto: Divulgação
Lembramos que milhares de pessoas em Los Angeles saíram às ruas para protestar contra a nova estratégia de deportações e se aglomeraram no centro da cidade na primeira semana de fevereiro de 2025. Em um desses protestos, com maioria de centro-americanos e mexicanos, houve bloqueio de trânsito na 101 Freeway e casos como o de uma pessoa esfaqueada durante uma briga.
Já em outro dia de protestos, em que houve vandalismo e agressões contra policiais, mais de 200 pessoas foram detidas pela polícia de Los Angeles (LAPD). Alguns detidos com registros criminais permaneceram presos, como um cidadão mexicano condenado por atos obscenos com uma criança menor de 14 anos e outro procurado por assassinato no México.
A porta-voz do FBI, Laura Eimiller, se recusou a comentar sobre qualquer operação de grande escala futura em L.A., mas confirmou que a agência tem auxiliado o ICE desde o fim de janeiro de 2025 e que outras agências federais também têm dado suporte. A DEA de L.A., por sua vez, postou em janeiro na plataforma X que havia participado de uma operação conjunta com o ICE. Ginger Colbrun, porta-voz da ATF, disse no dia 7 de janeiro de 2025 que a agência também tem auxiliado o ICE.
O novo Border Czar (Chefão das Fronteiras), Tom Homan, afirmou, também no dia 7 de fevereiro de 2025, que o vazamento de informações sobre uma operação de imigração em Aurora, no Colorado, reduziu o número de prisões de membros da gangue venezuelana Trem de Aragua e de outros criminosos. “Isso não é um jogo”, disse Homan em entrevista à Fox News, acrescentando que esse tipo de vazamento coloca seus agentes federais em grande risco.
Tom Homan assumiu o cargo no novo governo como o “chefão” da fronteira Sul e Norte, além de toda a segurança aérea e marítima. O Border Czar Homan é um funcionário federal que passou 30 anos trabalhando na fiscalização da imigração e fez parte da primeira administração de Donald Trump.