É Um Bom Momento Para Comprar Imóveis nos EUA?Está pergunta é bastante usada e também relevante, porém, o tempo certo para comprar um Imóvel nos Estados Unidos é muito pessoal e apenas cada potencial comprador poderá responder na integra esta pergunta. Dito isso, a realidade das taxas de juros imprevisíveis e o mercado imobiliário em constante mudança desempenharão um papel importante nesta decisão. E, neste momento, começo de 2023, esses indicadores estão piscando mais para o vermelho.

Vale lembrar que em dezembro de 2022 a confiança do consumidor foi muito baixa de acordo com o Fannie Mae’s Home Purchase Sentiment Index – HPSI, sigla em inglês. Apenas 16% dos consumidores acreditam que atualmente é um bom momento para comprar um Imóvel.

Os aumentos constantes nos preços dos Imóveis e que estava acontecendo em 2021 estagnou. Na verdade, os preços dos Imóveis caíram por nove meses consecutivos em 2022, de acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos EUA. As taxas de juros fixas da hipoteca de 30 anos estão pairando em torno de 6,5%, tão alto quanto em 20 anos – embora tenham diminuído ligeiramente no mês de novembro de 2022.

Quando perguntado sobre as perspectivas para as taxas de hipoteca em 2023, oito especialistas do setor disseram ao Mortgage Reports concordaram que esperavam que as taxas de juros variassem de 5% a 9% em 2023; uma suposição que não deixa um futuro comprador cheio de entusiasmo.

A inflação por sua vez poderia continuar a elevar as taxas, enquanto uma recessão iminente provavelmente faria com que caíssem. A verdade é que com inflação contínua, as políticas do Federal Reserve e os temores de uma recessão iminente tornam difícil prever o futuro próximo das taxas de juros. Se você pretende comprar um imóvel em breve, você tem opções. Apenas precisa estar preparado para assumir essa responsabilidade financeira. Se lembre que nos Estados Unidos a compra de um Imóvel, por histórico, sempre foi um dos melhores investimentos.

Quatro perguntas para considerar antes de comprar qualquer imóvel

Se você deve ou não comprar uma casa ou apartamento agora depende muito de como você está pronto e de sua situação financeira, mais do que das condições do mercado. Antes de comprar um imóvel é necessário ter um sólido plano financeiro. Aqui estão as quatro questões a considerar antes de fazer essa compra.

1) Quanto tempo você pretende ficar neste imóvel?

2) Quanto você tem disponível para dar de entrada (down payment)?

3) E quanto à sua pontuação de crédito? Acima dos 700?

4) Seu orçamento está pronto? Pense em pelo menos 2 ou 3 anos de compromisso.

Com base no que muitos especialistas estão dizendo, bem como na opinião do público em geral sobre o mercado imobiliário nos EUA, provavelmente não é o melhor momento para comprar. Agora estamos definitivamente em um Seller’s Market, mas existem muitas variáveis nesse jogo e apenas você pode tomar essa decisão.

A maioria dos compradores não estão se sentido confortáveis pois os valores das casas e as taxas de juros, no momento, estão ainda altas. Mas sua situação pode ser diferente. Os preços dos imóveis estão sempre mudando e uma das coisas mais importantes quando se programa esse tipo de investimento é ter sempre um realtor (corretor) experiente e próximo de você. A melhor aposta: mantenha-se informado e atualizado!

*Se você gostou do artigo e gostaria de um guia prático e rápido em português sobre como melhorar o seu crédito aqui nos Estados Unidos, clique aqui. Esse artigo tem a consultoria do REALTOR Vladimir Bellemo, brasileiro e residente do Sul da Califórnia. –  www.bellemo.com

Facebook Comments