Ficar “no vermelho” é uma situação infeliz que pode acontecer com qualquer pessoa, seja por causa de uma demissão inesperada, uma doença ou outro infortúnio. Nós da Soul Brasil preparamos esse artigo que pode te ajudar a preservar o dinheiro que você ainda tem, gerenciá-lo da melhor forma possível e, ainda, encontrar outras fontes de renda. As dicas abaixo são mais voltadas para você que reside nos Estados Unidos, mas em alguns pontos podem ser aproveitadas caso você viva no Brasil.
As dicas abaixo são mais voltadas para você que reside nos Estados Unidos, mas em alguns pontos podem ser aproveitadas caso você viva no Brasil.
Priorize seus gastos
Examine cuidadosamente suas receitas e despesas, e preste muita atenção em quais contas você deve pagar primeiro e quais você pode colocar em segundo plano para pagar depois. As que você deve pagar primeiro são os que podem afetar a sua saúde e a segurança de sua família, como:
Pagamento de aluguel ou hipoteca = mortgage (aqui nos EUA se você não pagar três mensalidades seguidas pode perder seu imóvel); utilitários essenciais como gás, eletricidade e água; suporte à criança e suas necessidades = child support, lembrando que você corre o risco ir preso e ainda pode perder os direitos de custódia; imposto de renda (nunca mexa com o “leão” americano = IRS); pagamentos do seu automóvel (aqui nos EUA, se você atrasar três pagamentos a financeira pode tomar seu carro); empréstimos estudantis (esses tipos de empréstimos não o qualificam para um pedido de falência = bankrupt); seguro médico (e talvez automobilístico ou residencial).
Alguns desses débitos são negociáveis. A maioria dos utilitários possui programas que ajudam os serviços a permanecerem ativos em tempos difíceis. Se você deve impostos, pode entrar em contato com o IRS para negociar um pagamento mensal = payment plan; se você tiver um empréstimo estudantil também poderá pedir ajuda e negociar as datas de pagamentos, mas não poderá de forma alguma se livrar do débito e dos juros.
O que pode ser uma opção de corte e ficar para pagamentos em segundo plano
Embora não seja a melhor tática, pagar apenas o mínimo de sua fatura de cartões de crédito pode ajudá-lo a sobreviver; apenas guarde os cartões e pare de usá-los. Pelo menos fazendo isso a dívida não aumenta e os juros também. Tente cortar as contas que não são muito necessárias, como academia e TV a cabo (existe um tipo de antena que custa menos de US$40 e que você pode facilmente conectar em sua TV e pegar vários canais digitais com ótima imagem, por exemplo).
Acesso à internet também pode entrar no corte, pois você pode pegar rede wi-fi grátis em vários cafés e lugares públicos ou, ainda, pode usar o hotspot do seu telefone celular. No caso de linhas de telefone celular, você pode falar com a sua operadora e também pedir um “payment plan” ou diminuir seu plano mensal ou escolher um mais básico. O importante é sacrificar alguns privilégios e serviços por um tempo até as coisas melhorarem.
Não se esqueça de cortar alguns dos seus gastos mais caros dentro e fora de casa, como alimentação extra, transporte e até farmacêuticos (use produtos genéricos ao invés de produtos de marcas famosas). Se você é cidadão americano ou residente legal, se inscreva no medical e bancos de comida (na Califórnia, o CalFresh). Você realmente precisa de um carro para o trabalho ou o segundo carro? Pense sobre isso. Faça sua festa, tome seu vinho ou sua cervejinha em casa, pois já deve saber que comida e bebida “fora de casa” tem o custo até dez vezes mais caro!
Encontre novas fontes de renda
O legal aqui nos Estados Unidos é que podemos buscar sempre um segundo emprego ou mesmo um trabalho extra temporário. Tem amigos que tem filhos e que possam querer curtir uma noitada a dois? Se ofereça e diga que pode ser a babá naquela noite (ou final de semana, por exemplo). Faça um extra como motorista ou delivery de aplicativo. Se você gosta de cachorro, busque informações online sobre “dog walking” ou passeador de cães.
Se tiver alguma habilidade como pintar paredes ou consertar alguma coisa de casa, cheque sites como o Task Rabbit (pesquise no google) e faça alguns “bicos” e dinheiro extra. Moram apenas duas pessoas na sua casa e tem um ou mesmo dois quartos sobrando? Considere alugar um quarto da sua casa se necessário. Talvez até mesmo sua m pode ser alugada. Hoje em dia, e principalmente aqui nos EUA, existem várias formas de se fazer um extra, seja através de terceiros usando aplicativos ou sendo criativo e dinâmico usando suas habilidades.
Vá a uma agência governamental local de desemprego para obter ajuda. Procure assistência governamental ou ONGs sem fins lucrativos. Se você já é cidadão ou residente legal, não se esqueça que existem vários programas governamentais, entre federal, estadual e mesmo local/municipal que podem ajudá-lo.
Por fim, se você precisar de dinheiro imediatamente, explore as opções de empréstimo com amigos e família – geralmente a melhor aposta, mas depende do quão confortável você esteja com a situação e se eles podem de fato te ajudar. Se o valor não for alto e você mencionar que pode pagar em poucas semanas ou meses, e com juros (claro não tão altos como os juros de cartões de credito e bancos), suas chances aumentam.
Não perca a fé e pense positivo! Isso também te ajudará e muito.
Facebook Comments