Você é um daqueles clientes que não está satisfeito com o serviço que contratou de locação de veículos, TV a cabo, telefone celular, entre outros, mas há um contrato que vem com uma penalidade de rescisão ou cancelamento antecipado? Continue lendo para saber alguns truques de como se livrar desse serviço que não está te agradando sem ter que pagar as altas multas por cancelar o serviço, e que são adotadas por algumas empresas nos EUA que tentam te “amarrar” por um ou mais anos.
1) Peça a alguém para pagar sua taxa de rescisão
Como forma de competir pela sua clientela, as empresas de TV cabo e internet oferecem regularmente promoções onde pagarão parte ou todas as cobranças de cancelamento antecipadas do seu provedor atual, o que pode economizar centenas de dólares. Basta procurar os concorrentes na sua região e, em seguida, ligar e perguntar se eles cobrem a taxa de rescisão antecipada se você mudar para o serviço deles.
2) Procure por isenções
Encontre o seu contrato original e leia atentamente os termos e condições para obter isenções nas taxas de cancelamento antecipado. Muitos contratos fazem alguns subsídios, por exemplo, em caso de mudança de casa ou dificuldades financeiras. Normalmente, você pode encontrar uma cópia de seu contrato fazendo login em sua conta no site da respectiva empresa ou ligando para o número de atendimento ao cliente – nesse caso e solicite uma cópia digital do contrato que será enviada facilmente por e-mail.
3) Ligue para o atendimento ao cliente
Se o seu contrato não te dá brechas de rescisão, não desista. Algumas empresas permitem que você cancele seu contrato se tiver um motivo válido, digamos, porque o serviço não está atendendo às suas necessidades (por exemplo, você recebe uma cobertura sem fio irregular ou com baixa velocidade na internet) ou está saindo da área de serviço do provedor, no caso de mudança de casa). Se o representante de atendimento ao cliente não puder ajudar, peça para falar com um supervisor, pois eles geralmente têm mais autoridade para cancelar contratos.
4) Venda seu contrato
Se você não puder resolver a situação com as três primeiras dicas, tente essa última. Muitas empresas não deixarão que você cancele o serviço sem que pague a multa, porém muitas delas permitirão que você o venda. Para fazê-lo, primeiro ligue para a empresa para saber se ela permite a venda e transferência de contratos a terceiros e se há alguma taxa envolvida.
Se você puder transferir o tempo restante do contrato para outra pessoa e a taxa valer a pena, procure sites que te ajudem a encontrar compradores interessados. A seguir damos três exemplos: você pode anunciar seu contrato de internet no CellSwapper.com por US$18,95; pode procurar gente interessada em assumir o lease do seu carro no site LeaseTrader.com por US$99,95 (mais uma taxa de comissão quando o lease transfer for concretizado), e pode encontrar alguém interessado em assumir sua mensalidade no GYM no Craiglist.com (sem custo).