O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou, na sexta-feira (17), um comitê de consulta econômica bipartidário que inclui todos os quatro ex-governadores do estado e alguns dos principais executivos corporativos do país, incluindo o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, e o presidente da Disney, Robert A. Iger,além da ex-chefe do “Federal Reserve”, Janet Yellen.
Os ex-governadores são dois republicanos, Pete Wilson e Arnold Schwarzenegger, e dois democratas, Gray Davis e Jerry Brown. O comitê será liderado por Tom Steyer, o empresário bilionário e ex-candidato democrata à presidência.
Steyer disse que o objetivo do comitê seria “desenvolver uma estratégia para ajudar a Califórnia a se recuperar o mais rápido possível da recessão causada pelo covid-19”. “Saúde e segurança continuam sendo os pontos mais importantes aqui”, disse Steyer.
A iniciativa de Newsom de convocar seus antecessores contrasta com o presidente Trump, que foi questionado em março se consultaria presidentes anteriores para obter orientação sobre como lidar com a crise. “Acho que não vou aprender muito”, disse Trump na época.
Os dois têm divergido já que o presidente tem incentivado as pessoas a não praticarem o isolamento em virtude da economia, já Newsom defende que a saúde deve ser prioridade antes de tudo.
Facebook Comments