selton mello fernanda torres globo de ouro rep instagram fixed large

Fernand Torres ganha o Globo de Ouro 25 anos após a mãe, Fernanda Montenegro, vencer por Central do Brasil. Foto: Instagram

A atriz Fernanda Torres fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui (I’m Still Here. A premiação aconteceu na noite de domingo, 5 de janeiro de 2025, no Beverly Hilton Hotel, aqui em Los Angeles. O prêmio carrega um simbolismo importante: há 25 anos, no ano 2000, sua mãe, Fernanda Montenegro, disputou o Globo de Ouro na mesma categoria por sua atuação em Central do Brasil.

Embora não tenha vencido como melhor atriz, a magnífica atuação da mãe teve um destaque internacional ao mesmo tempo em que o filme Central do Brasil dirigido por Walter Salles, levava o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro – o mesmo cineasta responsável por “Ainda Estou Aqui”. Na época, Montenegro tinha 70 anos. Em 2025, aos 95, ela acompanhou a vitória da filha em sua residência no Rio. Uma postagem nas redes sociais do produtor teatral Alex Júnior, amigo da família, registrou o momento de alegria compartilhado por Montenegro e seus familiares ao receberem a notícia da conquista. Vale ressaltar que Montenegro interpretou a versão mais velha de Eunice Paiva em partes de “Ainda Estou Aqui”.

O reconhecimento veio pelo trabalho de Torres no filme Ainda Estou Aqui, em que ela interpreta Eunice Paiva, a viúva do deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello), assassinado pela ditadura militar em 1971. A atriz concorria com grandes nomes de Hollywood, como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Kate Winslet, além de Pamela Anderson.

Aqui em Los Angeles, entramos em contato com alguns amigos da indústria do cinema e entretenimento e que vivem no Sul da Califórnia para saber o que eles achavam desse triunfo da atriz e do cinema brasileiro:

“Fernanda Torres, vencer o Globo de Ouro, sendo uma atriz brasileira e protagonizando um filme em portugues comprova a força de nosso cinema e do talento brasileiro no cenário mundial. Pra quem é ator, como eu, isso é inspiração pura: talento e autenticidade sempre encontram seu lugar”Edmilson Filho, ator, produtor e diretor de cinema.

Selton Mello e Fernanda Torres em Ainda estou aqui 2024 Foto Divulgacao

Imagem do filme “Ainda estou aqui”. Foto: Divulgação

“A vitória da Fernanda Torres no Golden Globes traz de volta a dignidade do cinema brasileiro, e a força das nossas narrativas. O povo se uniu e ecoou o nome de Fernanda nos quatro cantos do Brasil, e o orgulho de sermos todos brasileiros nasceu novamente através desse feito histórico. O cinema consegue isso, consegue trazer união, amor, e acima de tudo, ele traz também novos olhares. O filme, por sua vez, é o mais importante do Brasil feito até hoje, pois ele resgata uma história que foi muito dolorosa para todos os brasileiros, mas através dos olhos do diretor Walter Salles ele conseguiu mostrar ao mundo o que de fato é a sétima arte. Viva Fernanda Torres! Viva o cinema brasileiro!”Meire Fernandes, co-fundadora do Los Angeles Brazilian Film Festival

“O que parecia impossível, se tornou possível quando Fernanda Torres ganha o Golden Globe de melhor atriz concorrendo com extraordinárias veteranas do cinema. Um prêmio que representa muito para o Brasil pois aquece o cinema nacional e traz reconhecimento a história das Fernandas! Muito orgulho.”Gerson Sanginitto, produtor e diretor de cinema.

“Foi incrível ver a Fernanda Torres receber esse prêmio! Às vezes, nós, atrizes, temos essa sensação de não ser o suficiente. Eu por exemplo, muitas vezes senti que precisava até mesmo me diminuir pra me encaixar em outra cultura, e ela mostrou que temos que ter orgulho de quem somos! E muito mais sobre ser você mesma, ser natural e espontânea como ela. Tudo isso é muito lindo e faz a vida valer a pena. Viva nosso cinema!” Julia Melim, apresentadora, atriz e comediante.

O ator Selton Mello, que interpreta Rubens Paiva no filme, foi um dos mais emocionados ao receber a notícia, e sua reação virou meme nas redes sociais. Em entrevista ao GloboNews, Mello destacou sua amizade de longa data com Torres, dizendo: “É uma emoção de uma torcida por uma amiga talentosa, genial, brilhante, hilária. Estamos numa onda emocional inebriante.”

Expectativas para a corrida pelo Oscar

A produção, que emocionou o público e a crítica, recebeu destaque internacional. O L.A Times descreveu a vitória de Torres como a “única reviravolta real” da noite, enquanto o The Guardian ressaltou que sua vitória foi mais surpreendente até mesmo que o prêmio recebido por Demi Moore na categoria de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical. O famoso programa de TV.

Image Globo de Ouro 2025 Fernanda e Demi se Parabenizando Foto Instagram

Fernanda Torres e Demi Moore estão sendo cotadas como favoritas ao prêmio de melhor atriz para o Oscar

O famoso portal americano especializado em entretenimento Entertainment Weekly por sinal, está dando como favoritas ao prêmio de melhor atriz para o Oscar, justamente as duas – Demi Moore(pela sua atuação no filme Substância) e Fernanda Torres. As duas atrizes aparecem em imagens trocando algumas palavras e sorrindo uma para a outra. A Demi parabenizou Fernanda e chegou a pedir o número de telefone dela. A brasileira por sua vez exaltou o discurso que a americana fez no palco. Selton Mello, que registrou a cena, chegou a brincar no post dizendo “Amigas no Topo”.

A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro gerou uma onda de otimismo quanto às suas chances nas premiações que estão por vir, incluindo o Oscar. A Variety classificou Torres como uma das favoritas para os prêmios futuros, enquanto a CNN Internacional destacou sua conquista como uma “surpresa” na noite de domingo. A Sony, produtora do filme, parece disposta a investir mais recursos na campanha de Torres, o que pode fortalecer suas chances nas premiações de fim de ano.

O histórico de vitórias e indicações do Brasil no Globo de Ouro

Embora o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama tenha sido uma grande conquista para o cinema brasileiro, a história do Brasil no Globo de Ouro é marcada por outras vitórias e indicações. Lembramos que o filme Central do Brasil (1999) foi premiado como Melhor Filme em Língua Não Inglesa assim como Orfeu Negro (1960) – uma produção franco-brasileira, também conquistou o prêmio na mesma categoria. Além disso, o Brasil foi indicado em outras edições do Globo de Ouro, com destaque para os filmes Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981), Abril Despedaçado (2002) e Cidade de Deus (2002), e para as atuações de Sônia Braga, Daniel Benzali, Fernanda Montenegro e Wagner Moura.