Diversos residentes dos EUA tem sido lesados devido a falsas oportunidades de emprego. Aproveitando o estresse remanescente da pandemia e o aquecido mercado de trabalho, esses criminosos enganam quem busca por um emprego, muitas vezes roubando dinheiro e informações financeiras pessoais. De acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos, ao todo, os golpes renderam prejuízos de mais de 68 milhões de dólares.
Segundo Rhonda Perkins, advogada e chefe de gabinete da Divisão de Práticas de Marketing da FTC, os golpes relacionados a empregos têm sido um problema que aumentou significativamente em 2020, em meio a onda de demissões em massa decorrente da pandemia. No primeiro trimestre de 2022, mais de 20.700 incidentes de golpes envolvendo oportunidades de emprego e negócios foram relatados, e quase um terço deles resultou em perda financeira.
Os golpes se apresentam de várias maneiras, mas há um sinal vermelho claro que facilita a identificação: quando um empregador encontra uma maneira de pedir dinheiro a você.
Configa alguns dos tipos mais comuns de golpes de emprego
- Anúncios de emprego falsos
Os golpes de emprego assumem várias formas: às vezes, os golpistas entram em contato diretamente com as vítimas por telefone, mensagem de texto ou e-mail. Em outras ocasiões, eles imitam um empregador respeitável e criam um site falso ou publicam listagens falsas em sites de busca de emprego.
A principal maneira pela qual os golpistas tentam lesar as vítimas é fingindo fazer parte de uma agência de recrutamento ou trabalho temporário, exigindo que os candidatos paguem uma taxa antes de serem correspondidos a um gerente de contratação para entrevistas.
Algumas outras maneiras comuns pelas quais os golpistas tentam roubar dinheiro das pessoas antecipadamente incluem listar vagas falsas de compras misteriosas ou empregos falsos no governo e nos correios. Nesses cenários, os golpistas dirão que você precisa pagar a eles para se certificar de que está qualificado para o emprego ou para acessar um diretório de empregos. Nunca pague pela promessa de um emprego.
- Golpes do trabalho remoto
Os golpistas também se aproveitaram do novo interesse por empregos remotos, acrescenta Perkins. Um desses golpes é o de reenvio de mercadorias, às vezes anunciado como uma busca por “gerentes de controle de qualidade” ou “assistentes virtuais”. Depois de contratado, o seu trabalho é receber remessas em sua casa, reembalá-las e reenviá-las para um novo endereço, muitas vezes no exterior.
Os produtos geralmente são itens de alto valor, como eletrônicos, e são comprados usando cartões de crédito roubados. As pessoas que entram nesses golpes de reenvio frequentemente relatam não terem sido pagas.
Se você tiver dado ao falso empregador o seu número de Seguro Social para pagamento, agora você tem um problema de roubo de identidade. Os golpistas podem usar essas informações para abrir novas contas em seu nome ou solicitar documentos fraudulentos, como carteira de motorista ou passaporte.
- Golpes dos cheques falsos
Quem busca por emprego também deve estar atento a anúncios para trabalhar como babás, cuidadores e assistentes pessoais virtuais, especialmente se um estranho entrar em contato primeiro. A FTC alerta que muitos desses anúncios são fachadas para um golpe de cheques falsos.
O golpista então envia a você um cheque, pede que você o deposite e solicita que você retorne parte ou todo o dinheiro porque você precisa cobrir equipamentos iniciais ou porque eles acidentalmente lhe pagaram demais.
Os bancos são obrigados por lei a disponibilizar fundos depositados para você rapidamente, geralmente em até dois dias. Os golpistas esperam que você envie dinheiro de volta para eles de uma maneira difícil de rastrear, como através de transferência bancária ou cartão-presente, antes que o banco o alerte de que o cheque deles não foi compensado. Nesse ponto, você estará ou sem o dinheiro que enviou ou será obrigado a reembolsar o banco.
Conheça os sinais
Os golpes de falsos empregos se tornaram mais sofisticados, portanto é importante estar vigilante como buscador de emprego. O FBI diz que esses são alguns sinais de alerta a serem observados durante o processo de contratação:
- Entrevistas não são conduzidas pessoalmente ou por meio de uma videochamada segura, mas sim em um aplicativo de teleconferência usando um endereço de e-mail em vez de um número de telefone.
- Potenciais empregadores entram em contato com as vítimas por meio de domínios de e-mail não pertencentes à empresa e aplicativos de teleconferência.
- Potenciais empregadores exigem que os funcionários comprem equipamentos iniciais da empresa ou paguem por verificações de antecedentes.
- Potenciais empregadores solicitam informações de cartão de crédito.
- Anúncios de emprego aparecem em quadros de empregos, mas não no site da empresa.
- Recrutadores ou gerentes não têm perfis nos quadros de emprego ou os perfis não parecem condizer com seus cargos.
Proteja-se
Se você caiu em um golpe ou conhece alguém que perdeu dinheiro para uma dessas fraudes, denuncie à FTC em ReportFraud.ftc.gov. Se estiver preocupado em se tornar vítima de roubo de identidade, você também pode denunciar o suspeito e obter um plano de recuperação personalizado com a FTC em IdentityTheft.gov.
Facebook Comments